À 1h23, o superaquecimento do reator nuclear 4 da Usina de Chernobyl, na Ucrânia, então União Soviética, provocou o maior acidente atômico da história. Uma série de explosões deslocou uma carcaça de 2 mil toneladas, matou 32 funcionários e obrigou que 30 mil pessoas evacuassem, no dia seguinte, a cidade ao redor da usina. Mas a nuvem de isótopos radioativos criada com a explosão, de 5 quilômetros de altura, espalhou-se com o vento para pela Ucrânia, Bielorússia, Rússia, França e Itália. Assim como os bombeiros que tentaram controlar o incêndio na usina, 8 mil ucranianos morreram semanas depois da tragédia por causa dos índices de radioatividade. Inutilizando terras e rios de vários países, o acidente tornou-se um marco da história do pensamento ecológico em todo o mundo. “Chernobyl foi o grande empurrão para a atuação em rede e globalizada dos movimentos ecológicos”, afirma Filipe Costa, coordenador do Núcleo de Estudos em Meio Ambiente, Tecnologia e Direito de Florianópolis (SC). Com mais razão e mais ouvintes, a causa ecológica iria muito além da falta de segurança das usinas nucleares. Dia 26, na Ucrânia.
648 a.C.
Ao escrever que “Zeus transformou o meio-dia em noite, escondendo a luz solar”, o poeta registra, pela primeira vez, um eclipse total do Sol. Dia 6, na Grécia.
711
Jabal Tarik , tenente e governador de Tânger, no atual Marrocos, organiza uma invasão com 7 mil pessoas contra terras espanholas ocupadas por visigodos. É um marco da conquista muçulmana na Europa. Nos últimos dias de abril, no estreito de Gibraltar.
1204
Em vez de seguir para o Egito, europeus da Quarta Cruzada saqueiam a cidade de Constantinopla, provocando um conflito entre cristãos e cristãos ortodoxos. Dia 12, na atual Turquia.
1500
Após 44 dias de viagem pelo oceano Atlântico, 13 caravelas, lideradas pelo português Pedro Álvares Cabral, chegam à terra que viria se chamar Brasil. Dia 22, no litoral da Bahia.
1799
A Assembléia Nacional Francesa encomenda ao engenheiro Etienne Lenoir a construção de uma barra de platina com duas marcas paralelas. Seria o protótipo da unidade fundamental de comprimento, o metro. Dia 24, em Paris.
1803
O imperador Napoleão Bonaparte vende o território da Louisiana aos Estados Unidos por 15 milhões de dólares. O negócio faz o país americano dobrar de tamanho e intensificar a migração para o sudoeste da América do Norte. Dia 30, em Paris.
1817
O barão Carlos Federico von Drais mostra ao mundo a “draisine”, protótipo do que seria a primeira bicicleta. Composta de duas rodas de carroça e suportes de madeira, a invenção fez sucesso imediato. Dia 24, em Karlsruhe, na Alemanha.
1948
Entra em vigor o Plano Marshall, o programa de ajuda aos países destruídos na Segunda Guerra criado pelos Estados Unidos para evitar o avanço do comunismo na Europa. Dia 2, em Washington.
1982
Começa a Guerra das Malvinas, a disputa pelo domínio do arquipélago sul-americano travada entre Inglaterra e Argentina. Depois de 74 dias, a Inglaterra sairia vitoriosa, restabelecendo seu domínio sobre as – “Ilhas Falkland”, como são chamadas no país. Dia 14, nas Ilhas Malvinas.
Nasceu...
Adolf Hitler - 1889
Líder do Partido Nacional-Socialista alemão, criou uma política expansionista que provocaria a Segunda Guerra Mundial. Dia 20, na Áustria
...Morreram
Georges-Jacques Danton - 1794
Um dos líderes do Partido Jacobino, foi acusado de enriquecimento ilícito e conspiração contra o regime de terror instalado na França pós-revolucionária, e condenado à guilhotina. Dia 5, em Paris.
Chiang Kai-Shek - 1975
Presidente chinês adversário dos comunistas, fugiu do país em 1949, criando uma segunda república chinesa na ilha de Taiwan, que governou até sua morte. Dia 5, em Taiwan.
Revista Aventuras na História n° 008
Nenhum comentário:
Postar um comentário