Cientistas franceses
concluíram que os pintores primitivos preparavam as tintas com misturas
complexas de diversos minerais diluídos para desenhar e pintar nas cavernas.
Para desenhar nas cavernas, o homem da pré-história tinha
uma palheta de apenas duas cores: preto e vermelho. Sempre se acreditou que ele
obtinha as tintas misturando água ou com óxido de ferro, para o vermelho, ou
com óxido de magnésio, para o preto. Mas um novo estudo mostra que os artistas
das cavernas eram mais requintados. Depois de examinarem com microscópio
eletrônico fragmentos de 1/10 de milímetro de desenhos feitos há cerca de 12000
anos, cientistas franceses concluíram que aqueles autênticos pintores
primitivos preparavam as tintas com misturas complexas de diversos minerais
diluídos, não em água, mas em outro solvente ainda não identificado. A surpresa
maior, porém, foi descobrir traços de carvão sob a camada de tinta, sinal de
que os artistas de então já faziam esboços de suas obras.
Revista Super Interessante n° 034
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