A história
A empresa estabeleceu-se como Pleasant Company em 1984,
fundada por Pleasant T. Rowland, uma conceituada ex-educadora e autora de
materiais educacionais. Pouco depois, em 1986, ela criou a marca AMERICAN GIRL
como uma maneira de educar e entreter garotas com livros de qualidade, bonecas
e brinquedos que integrassem aprendizagem de forma lúdica e diversão, com o
objetivo de enfatizar importantes valores tradicionais, principalmente da
cultura americana. O catálogo da marca era composto pelas três primeiras personagens
(bonecas): Samantha Parkington (uma garota do início do século 20), Kirsten
Larson (uma imigrante sueca) e Molly McIntire (uma menina do Meio Oeste durante
a Segunda Guerra Mundial). O catálogo era composto também por seis livros com
as três primeiras histórias, originalmente escritas por Daniel Steele, sobre as
personagens (que explicava como era ser uma menina naquela época e com uma
vestimenta exclusiva de seu tempo, região e classe social), assim como alguns
objetos como pijamas, camas e malas para as bonecas. As primeiras bonecas eram
produzidas na Alemanha. Com o passar dos anos a marca, uma das mais respeitadas no mercado americano em seu segmento, introduziu uma infinidade de novos produtos como, por exemplo, uma revista voltada para meninas entre 9 à 13 anos, outras linhas de bonecas, DVD’s com histórias, linha de roupas e acessórios para as bonecas e também para as meninas, e acabou conquistando a fidelidade de milhões de consumidoras, além de encantar pais e educadores.
A Mattel, maior fabricante mundial de brinquedos, adquiriu a empresa em 1998 por cerca de US$ 700 milhões, mas manteve a AMERICAN GIRL operando independente como uma subsidiária. Foi neste mesmo ano que a empresa inaugurou sua primeira loja temática na cidade de Chicago, criando uma experiência de compra única para as meninas, suas amigas e familiares. Em julho de 2000, Ellen L. Brothers sucedeu Pleasant Rowland como presidente da AMERICAN GIRL e vice-presidente executiva da Mattel, dando continuidade ao brilhante trabalho de criar um universo únicos para as meninas. Nos anos seguintes a marca inaugurou outras lojas por grandes cidades americanas, transformando o ato de comprar boneca em um acontecimento especial para milhões de pequenas consumidoras. Recentemente, o canal HBO anunciou um contrato com a marca AMERICAN GIRL para produzir filmes, séries e documentários sobre as bonecas, que já ganharam vida em outras interpretações de atrizes mirins para a televisão, feitas pela Warner Bros.
Atualmente a empresa mantém parcerias com instituições sem fins lucrativos promovendo ações filantrópicas, doando parte de seus recursos para programas educacionais, literários, ambientais, multiculturais e artísticos. O sucesso da marca AMERICAN GIRL pode ser traduzido em números: mais de 132 milhões de livros vendidos desde 1986; 18 milhões de bonecas vendidas através do catálogo, lojas e Internet; mais de 95% das garotas entre 7 e 12 anos de idade conhecem as bonecas AMERICAN GIRL, perdendo apenas para a Barbie na categoria; o catálogo da marca é um dos 25 maiores dos Estados Unidos; mais de 500.000 garotas assinam a revista AMERICAN GIRL, a maior publicação infantil dedicada à faixa etária acima de 8 anos; desde sua inauguração, em novembro de 1998, a loja de Chicago recebeu mais de 19.500.000 de visitantes, serviu 830.000 refeições e teve 420.000 expectadores no teatro; e a página da marca na Internet recebe 56 milhões de visitantes por ano.
A linha do tempo
1991 ● Lançamento da boneca Felicity Merriman com um elegante chá colonial na cidade de Williamsburg, onde 11 mil pessoas estiveram presentes. Foi a partir desta boneca que todas começaram a ser produzidas com o corpo da mesma cor do rosto. Antes, todas as bonecas tinham corpos brancos.
1992
● Lançamento da revista AMERICAN GIRL MAGAZINE, que traz jogos, ilustrações, idéias para festas e conteúdo editorial de ficção e não-ficção voltado para meninas de 9 à 13 anos. Atualmente a revista tem mais de 500.000 assinantes sendo a 8ª maior publicação para crianças nos Estados Unidos e a maior publicação exclusiva para meninas a partir de 8 anos. A cada edição, a redação recebe cerca de 12.000 cartas de leitoras mirins, um feedback que ajuda a marca a atender melhor suas consumidoras.
● Lançamento do American Girl Fashion Show, eventos com desfiles, onde as modelos são meninas e bonecas, com o objetivo de arrecadar fundos para instituições beneficientes.
1995
● Início da comercialização de bonecas e acessórios da linha AMERICAN GIRL TODAY, que representam a individualidade e diversidade das meninas americanas dos dias atuais; livros de atividades contemporâneas (AMERICAN GIRL LIBRARY); e da coleção AMERICAN GIRL GEAR composta por roupas e produtos para meninas.
● Lançamento da linha Bitty Baby, composta por bonecas bebês voltadas para meninas de 3 a 6 anos com cinco diferentes combinações de cor de pele, olhos e cabelos. Todas as bonecas vinham acompanhadas de um ursinho de pelúcia (Bitty Bear) e um livro de estórias.
1996
● Lançamento do site oficial da marca na Internet (http://www.americangirl.com/). Anualmente cerca de 56 milhões de pessoas visitam sua página na Internet.
1998
● Inauguração, na cidade de Chicago, da primeira loja temática da marca chamada AMERICAN GIRL PLACE.
2000
● Lançamento da boneca Angelina Ballerina, livro de pintura e outros produtos do personagem para crianças acima de três anos.
2001
● Lançamento das bonecas de edições limitas conhecidas como Girl of the Year. A primeira foi a boneca Lindsey.
● Firma parceria com a tradicional Hallmark para produção de uma linha de papelaria exclusiva da marca.
2002
● Lançamento da Girls of Many Lands, uma linha composta por 8 bonecas e livros que contavam a história de garotas do mundo todo.
● Lançamento da Bitty Twins, uma linha de bonecas gêmeas (menina+menina, menina+menino e menino+menino) com inúmeros acessórios, voltada para meninas mais novas.
2003
● Lançamento da Hopscoth Hill School, uma linha integrada de boneca e livros de alta qualidade para meninas de 4 a 6 anos com temas pré-escolares.
● Lançamento da linha Coconut, composta por um personagem (cachorrinho) e livros de atividades.
2005
● Lançamento da boneca Jess e toda sua linha de produtos, tais como livro e acessórios. A boneca trazia o conceito de viagens e aventuras por novos continentes com produtos que estimulavam a “eco-aventura” e a descoberta de lugares exóticos.
● Lançamento da linha American Girl Realbeauty Inside and Out composta por produtos de beleza direcionados para meninas entre 8 à 12 anos, além de livros que ensinavam como cuidar da pele e dos cabelos por faixa etária.
2010
● Lançamento da linha My American Girl, onde a consumidora pode montar sua própria boneca através da combinação de 40 diferentes cores de olhos, cabelos e pele, além de acessórios e roupas.
As bonecas
A AMERICAN GIRL possui três linhas principais de bonecas: AMERICAN GIRL COLLECTION
Composta por bonecas que contam histórias de garotas de outras épocas, geralmente personagens históricas da cultura americana, propondo às suas consumidoras reviverem um pouco do passado e incentivando a imaginação e o aprendizado. A linha é composta pelas bonecas:
● Kirsten Larson (introduzida em 1986) – Boneca que representa uma menina imigrante sueca que viveu no território de Minnesota em 1854.
● Samantha Parkington (introduzida em 1986) – Boneca que representa uma menina órfã criada por sua avó na cidade de Mount Bedford, Nova York, em 1904. Ela possui uma amiga chamada Nellie O’Malley, uma menina filha de descendentes irlandeses.
● Molly McIntire (introduzida em 1986) – Boneca que representa uma menina que viveu nos tempos da Segunda Guerra Mundial.
● Felicity Merriman (introduzida em 1991) – Boneca que representa uma menina que viveu em 1774 na época da colonização americana. Sua melhor amiga é a boneca Elizabeth Cole (introduzida em 2005).
● Addy Walker (introduzida em 1993) – Boneca que representa uma menina negra que fugiu com sua mãe do estado da Carolina do Norte para a Filadélfia durante a Guerra Civil Americana.
● Josefina Montoya (introduzida em 1997) – Boneca que representa uma menina que viveu em um rancho no estado de Novo México durante o controle mexicano em 1824.
● Kit Kittedrge (introduzida em 2000) – Boneca que representa uma menina que viveu em meio aos distúrbios da Grande Depressão americana, em 1934, na cidade de Cincinnati, estado do Ohio. Ela vive com sua melhor amiga, a inglesa Emily Bennett (introduzida em 2006).
● Kaya Atonmy (introduzida em 2002) – Boneca que representa uma índia nativa americana da tribo Nez Perce que viveu em 1764, antes do país ser colonizado por europeus.
● Julie Albright (introduzida em 2007) – Boneca que representa uma menina, filhas de pais separados, que viveu na cidade de San Francisco em pleno movimento Hippie na década de 70. Ela vive com sua melhor amiga Ivy Ling, uma menina de origem chinesa.
● Rebecca Rubin (introduzidas em 2009) – Boneca que representa uma típica menina nova-iorquina de 1914.
MY AMERICAN GIRL
Coleção mais contemporânea que possui o diferencial de possibilitar por meio de 40 modelos diferentes (que medem 46 centímetros em versões loiras, ruivas, morenas, asiáticas e negras) que as meninas possam ter uma boneca parecida com elas fisicamente, o que segundo os conceitos culturais é uma forma de incentivar a continuidade dos valores étnicos e sociais dessas famílias. As roupas e acessórios podem ser vestidos pelas meninas e por suas bonecas, como mãe e filhas que dividem os mesmos gostos e que por meio dessa simbologia estão perpetuando tradições e modos de pensar.
GIRL OF THE YEAR
Coleção composta por bonecas com edições limitadas. Apenas uma boneca é lançada por ano. Cada uma delas possui um universo particular, com histórias e personalidade que buscam representar as meninas atuais. Desde sua introdução, em 2001, foram lançadas as bonecas Lindsey Bergman (2001), Kailey Hopkins (2003), Marisol Luna (2005), Jess Akiko McConnell (2006), Nicki Fleming (2007), Mia (2008), Chrissa (2009), Lanie (2010) e Kanani (2011).
As lojas
As lojas da marca, chamadas de AMERICAN GIRL PLACE,
proporcionam aos consumidores, formados em sua esmagadora maioria por meninas e
suas mães, avós e amiguinhas, uma verdadeira experiência de compra, ou como
gostam de chamar os profissionais de comunicação, marketing experiencial. Cada
detalhe das lojas, desde as prateleiras até os assentos do restaurante, foi
projetado tendo em mente as meninas de 7 ou mais anos. Na famosa loja da marca na 5ª Avenida em Nova York, para se ter uma idéia de onde a experiência de compra pode chegar, é possível encontrar: um conciérge, recepcionando e orientando as consumidoras que chegam à loja; uma livraria onde se vendem livros que contam estórias sobre as bonecas à venda; um completo salão de beleza para bonecas (Doll Hair Salon), onde por US$ 10 é possível fazer as unhas e mudar o penteado da boneca ou até mesmo aplicar máscara de barro e pepinos nos olhos; um estúdio, onde as meninas tiram fotos com suas “filhas”; grande e variada oferta de acessórios e roupas iguais para as meninas e para as bonecas; um hospital de bonecas (Doll Hospital), local onde as bonecas são “internadas” para conserto (uma espécie de assistência técnica moderna); uma área para a família de bonecas históricas, onde, por exemplo, uma delas viveu na época da Grande Depressão e outra foi uma escrava que lutou pela liberdade, sempre com estórias relacionadas ao desenvolvimento do país e que podem ser lidas nos livros vendidos na livraria; um teatro (American Girl Theater) com capacidade para 200 pessoas onde são realizadas duas apresentações diárias com uma hora de duração assinadas por profissionais da Broadway, cujo ingresso só se consegue com antecedência; e um restaurante/café onde as bonecas são acomodadas em cadeiras especiais ao lado de suas donas e servidas pelas garçonetes. O cardápio apresenta pratos inspirados nas personagens e histórias infantis. O restaurante, que também oferece festas infantis, serve diariamente café-da-manhã, almoço e chá da tarde, além de jantar às sextas e sábados. Esta loja, inaugurada em novembro de 2003, já recebeu 2.5 milhões visitantes.
Mais recentemente, em 2007, a empresa desenvolveu um novo formato de loja, com unidades nas cidades de Atlanta e Dallas, chamada AMERICAN GIRL BOUTIQUE AND BISTRO. São lojas em formatos menores que as lojas âncoras (flagships) existentes nas cidades de Nova Iorque, Chicago (inaugurada em 1998) e Los Angeles (inaugurada em 2006), porém com mais espaço dedicado a salas para festas infantis. Segundo a empresa, para muitas pessoas a visita a uma loja AMERICAN GIRL é uma experiência para a vida inteira, e o conceito Boutique and Bistro pretende tornar a marca mais acessível e estimular o relacionamento das clientes com a marca AMERICAN GIRL. Assim como acontece nas lojas âncoras, o novo formato conta com um restaurante, porém com ambientação mais informal e não existe a possibilidade de fazer reservas. O conceito Bistro também conta com vários salões de festa, para que as clientes possam celebrar, junto com suas bonecas, datas importantes de suas vidas (das meninas e das bonecas). Desde a inauguração da primeira loja, mais de 33 milhões de pessoas já experimentaram o incrível universo da AMERICAN GIRL.
Os slogans
Follow Your
Inner Star. Those dolls are just like you.
Dados corporativos
● Origem: Estados Unidos ● Lançamento: 1986
● Criadora: Pleasant T. Rowland
● Sede mundial: Middleton, Wisconsin
● Proprietário da marca: Mattel Inc.
● Capital aberto: Não
● Presidente: Ellen L. Brothers
● Faturamento: US$ 500 milhões (estimado)
● Lucro: Não divulgado
● Lojas: 10
● Presença global: Não (presente somente nos Estados Unidos)
● Funcionários: 1.900
● Segmento: Brinquedos
● Principais produtos: Bonecas, livros e revistas
● Ícones: A perfeição de suas bonecas
● Slogan: Follow Your Inner Star.
● Website: www.americangirl.com
A marca no mundo
Os produtos da marca (livros educativos, bonecas, roupas,
acessórios, papelaria e jogos) são vendidos por catálogo (anualmente 58 milhões
deles são enviados para lares americanos), pela Internet, nas 3 lojas âncoras
AMERICAN GIRL PLACE (Chicago, Nova York e Los Angeles), nas 6 lojas AMERICAN
GIRL BOUTIQUE AND BISTRO (Atlanta, Denver, Dallas, Boston, Minneapolis e Kansas
City) e na loja estilo Outlet, localizada em Oshkosh, estado do Wisconsin. Os
livros são também encontrados em livrarias espalhadas por todos os Estados
Unidos. Três fabricantes têm criado as bonecas AMERICAN GIRL. A primeira foi a
Goetz, na Alemanha. As bonecas mais antigas apresentam uma etiqueta com a
inscrição “Fabricado na Alemanha Ocidental”. Posteriormente, a produção passou
para a Hungria e para a China. O processo de criação de uma nova boneca pode
envolver profissionais de várias áreas, incluindo historiadores e educadores.
Você sabia?
● O preço da boneca básica é de aproximadamente US$ 100,
numa oferta que inclui livro ou DVD que contam sua história. A linha de bonecas
é bastante vasta e permite que a menina possa escolher a que mais se assemelhe
fisicamente a ela ou personagens históricas da cultura americana. ● Desde sua publicação, em 1998, o livro da marca que ensina meninas a cuidarem de si e de seu corpo já vendeu mais de 3 milhões de cópias.
As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do
site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes,
Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding
(BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e
sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).
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