A história
A história da badalada marca britânica ACCESSORIZE começou
em 1973 quando Peter Simon, um ex-hippie e vendedor de roupas étnicas em
feiras, resolveu inaugurar plena Beauchamp Place na cidade de Londres, a
Monsoon, uma pequena loja especializada na venda de casacos de lã e roupas
pintadas e bordadas à mão de diversas regiões do planeta. O foco inicial da
nova loja era roupas de regiões curiosas do planeta como Afeganistão, Malta e
Índia. Foi somente na década de 80 que a loja começou a vender pequenas
coleções de acessórios como colares, brincos, bolsas e anéis, para complementar
as coleções de roupas. Em 1984, devido ao grande sucesso na venda de
acessórios, ele e sua mulher Kate resolveram lançar no mercado um modelo
diferente e irreverente de loja: era inaugurada a primeira unidade com o nome
ACCESSORIZE no descolado endereço da galeria de Covent Garden Piazza em
Londres.O enorme sucesso da primeira loja levou a inauguração de uma segunda localizada em Carnaby Street, no badalado bairro do Soho, dois anos depois. Somente em 1992 foi aberta a primeira loja fora de Londres, na cidade de Manchester. A internacionalização da ACCESSORIZE teve início neste mesmo ano com a inauguração de uma loja no terminal sul do aeroporto Gatwick de Londres. Os turistas e celebridades não demoraram muito para descobrir o universo moderno e despojado da marca. Pouco depois as primeiras lojas internacionais foram inauguradas em vários países da Europa, iniciando por Gibraltar. A marca londrina fazia sucesso com acessórios coloridos garimpados em diversos países. Eram mais de mil e quinhentas peças exclusivas a cada coleção, lançadas duas vezes ao ano. Bijuterias, bolsas, chapéus, carteiras, cintos, lenços, chinelos, papelaria, lingerie e até mimos para pets. O design rebuscado, repleto de referências ao Oriente e à cultura hippie, agradou de adolescentes a mulheres modernas, além de celebridades, que não cansavam de desfilarem com os divertidos da marca.
Em 1996 a rede já contava com 52 lojas. No ano seguinte uma forte expansão da marca levou a ACCESSORIZE atingir o número de 73 lojas próprias e mais 103 unidades operadas dentro das lojas Monsoon. A primeira loja da grife no Brasil foi inaugurada em 2002 no badalado Shopping Iguatemi. O sucesso foi tanto, que o estoque que deveria durar seis meses durou menos de três, fazendo com que a filial brasileira conquistasse o prêmio de abertura mais bem sucedida do ano da rede internacional.
Nos anos seguintes a marca lançou coleções ousadas e exóticas no mundo inteiro, como a da primavera/verão 2005-2006, inspirada nas etnias “Villa Maroc” e “Mozambique”; na euforia jovem dos anos setenta, em “Urban Nature” e no folk “Calypso”; em destinos exóticos, “Mauritius”, e no romantismo requintado dos anos 50, em “Madison”. Além do tema Beach (feminino infantil e adulto) e charmosos chinelos enfeitados (indianos e chineses) e mules. Sem mencionar um item irresistível da estação: a sacola de compras estampada com a modelo Naomi Campbell, representando a imagem da marca.
No dia 11 de dezembro de 2007, a ACCESSORIZE inaugurou sua primeira loja (com 65m²) de rua em São Paulo, localizada em uma charmosa galeria na Rua Haddock Lobo, sendo o 9ª endereço da marca no Brasil que atualmente está presente no Rio de Janeiro, Curitiba, Curitiba, Belo Horizonte, Goiânia, Brasília e Porto Alegre. O crescimento da marca mundo afora é vertiginoso. Ainda neste ano, a ACCESSORIZE recebeu da Rainha Elizabeth II o prêmio “The Queen’s Award for Enterprise in International Trade” como a empresa britânica que mais cresce fora dos domínios da Rainha. Esta é a premiação de maior prestígio no Reino Unido, promovida pela família real e pelo primeiro-ministro que escolhem pessoalmente as empresas indicadas. Somente no ano de 2010 a marca inaugurou sua primeira loja na cidade de Nova York. Hoje em dia, os produtos seguem as últimas tendências da moda, com um estilo próprio e característico da marca. São duas coleções por ano: Primavera/Verão e Outono/Inverno onde 6 temas são apresentados ao longo de cada temporada.
As lojas
Todas as lojas seguem o padrão da marca de identidade
“hype”: os diversos produtos são exibidos, divididos nas seções women, angels
(crianças) e boys. Nada de vitrines de vidro “indoor” ou sisudas prateleiras
embutidas. O principal charme, e certamente a alma do sucesso da ACCESSORIZE, é
o sistema “self-service”. As simpáticas vendedoras estão lá, mas a idéia é
deixar as clientes à vontade, se servindo em suas cestinhas de metal, assessoradas
quando requisitadas. Visitar cada uma de suas lojas é diversão em variadas
versões. São mais de mil e quinhentas peças exclusivas, num arco-íris de cores
e tons vibrantes, entre bijuterias, bolsas (algumas ornamentadas com preciosos
materiais), chapéus, carteiras, lenços, chinelos, papelaria, lingerie e até
brinquedos e mimos para animais de estimação. Todos os produtos, importados da
Inglaterra, seguem a linha “High Street Fashion”, que proporciona um toque
lúdico e descolado aos mais variados visuais. O design, repleto de referências
ao Oriente e à cultura hippie, agrada de adolescentes a mulheres com mais de
30, além de celebridades.Numa época em que a moda parece monótona e sem muitas novidades, a ACCESSORIZE propõe que cada cliente crie seu próprio estilo. E investir em acessórios é uma forma barata e divertida de se renovar o visual. As lojas da ACCESSORIZE são o lugar perfeito para as consumidoras mergulharem nas compras de acessórios num “mar” de opções e cores, para os mais variados gostos e bolsos (preços acessíveis). Puro lazer urbano e prazer imediato. Os artigos à venda nas lojas do Brasil são produzidos em países asiáticos, na Itália e no Leste Europeu. O Brasil revende quase todas as 32 linhas de produtos. Entre os campeões de vendas, no país, estão os acessórios para os cabelos. Entre os que não emplacam, estão as meias-calças.
A comunicação
As campanhas da grife inglesa são sempre cheios de
contra-sensos unindo celebridades de personalidades marcantes, diversas, e
porque não dizer polêmicas. A modelo Naomi Campbell estrelou várias campanhas
para a marca. Em 2006, as campanhas contavam com a presença da atriz Mischa
Barton, protagonista da série The OC, que aparecia angelical e sexy, e a
cantora Kelly Osbourne, que aparecia num estilo comportado e dramático. Apesar
de terem perfis opostos, as duas garotas propaganda da mais famosa marca de
acessórios do mundo, eram as queridinhas das teens americanas e inglesas. A
modelo e apresentadora Heidi Klum é outra que estreou campanhas da grife
inglesa.
Dados corporativos
● Origem: Inglaterra● Fundação: 1984
● Fundador: Peter Simon
● Sede mundial: Londres, Inglaterra
● Proprietário da marca: Monsoon Accessorize Limited
● Capital aberto: Não
● CEO & Presidente: Peter Simon
● Faturamento: Não divulgado
● Lucro: Não divulgado
● Lojas: + 1.100
● Presença global: 64 países
● Presença no Brasil: Sim (20 lojas)
● Funcionários: 4.600
● Segmento: Vestuário e acessórios
● Principais produtos: Brincos, pulseiras, colares, bolsas e chapéus
● Ícones: O formato descontraído de suas lojas
● Website: www.accessorize.com
A marca no mundo
Atualmente existem aproximadamente 300 lojas da ACCESSORIZE
no Reino Unido e mais de 800 unidades internacionais espalhadas por 63 países,
sempre localizadas em cidades descoladas como Nova York, Madrid, Barcelona,
Dubai, Ibiza, Cape Town, Cairo, Paris, Munique, Atenas, Amsterdã, Milão, Roma,
São Paulo, Tóquio, Moscou, entre outras.
Você sabia?
● Na Inglaterra o forte da grife são chapéus, guarda-chuvas
e meias-calças.
As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do
site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes,
Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding
(BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e
sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).
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