A história
A história começou em 1976 quando o chinês Stan Shih, um
apaixonado por tecnologia, com a ajuda de sua mulher Carolyn Yeh, onze
funcionários e US$ 25 mil de capital, fundou a empresa Multitech em Hsinchu
City, na ilha de Taiwan, tendo como objetivo quebrar as barreiras entre as
pessoas e tecnologia. Inicialmente a nova empresa atuava como revendedora de
componentes eletrônicos e prestava serviço de consultoria a empresas na
utilização da tecnologia de microprocessadores. No início da próxima década a
empresa começou a produção de seus próprios computadores, inicialmente com o
Micro-Professor I e pouco depois com o Micro-Professor II e III, acusados de
serem clones do Apple II. Em 1987, a empresa tornou-se oficialmente conhecida
como ACER, marcando o início dos esforços para a criação de uma marca forte.Em setembro de 1990 a empresa adquiriu a Altos Computer Systems, uma das maiores fabricantes de multifuncionais e sistemas de rede UNIX para mercados comerciais. Cinco anos mais tarde, a ACER apresentou a linha de computadores Aspire, que seria um estrondoso sucesso de vendas. A partir de 1996 a marca se expandiu para o segmento de produtos eletrônicos com o lançamento de videodisc players, projetores, telefones celulares, entre outros. Em fevereiro de 1997 ocorreu mais uma importante aquisição: a compra da Texas Instruments® Mobile Computing Business, incluindo as premiadas séries de notebook TravelMate e Extensa, fazendo da ACER a quarta fabricante de notebooks do mercado americano. Durante esta década a ACER cresceu extensivamente e expandiu a sua presença estratégica e geográfica para se tornar um dos maiores fabricantes de computadores do mundo.
A prioridade foi colocada no fornecimento de tecnologia mais moderna e acessível para beneficiar os consumidores de todo mundo. Junto com a chegada do novo milênio a ACER evoluiu de uma potência em fabricação para uma marca de computadores reconhecida mundialmente, fornecendo produtos e serviços de alta qualidade. A opção de apoiar a comercialização das suas próprias linhas de produto com atividades de marketing específicas e utilizando do melhor modo possível os canais de distribuição, permitiram que a ACER obtivesse excelentes resultados em todo o mundo. Em 2005, a ACER alcançou um feito louvável: ocupou o primeiro lugar em venda de notebooks em treze países da Europa, entre eles Itália, Espanha, Áustria, Holanda, Suíça, República Checa, Rússia, Portugal, Bélgica, Dinamarca, Polônia, Hungria e Eslováquia.
O ano de 2007 foi marcante, especialmente pela aquisição da Gateway, quarta maior fabricante de computadores dos Estados Unidos, por US$ 710 milhões. Junto com essa aquisição, a empresa também passou a ser proprietária da marca de computadores eMachines. Ao final deste ano, a empresa já figurava como terceira maior fabricante de computadores do mundo. No ano seguinte, ao adquirir 75% da tradicional Packard Bell e a E-TEN Information Systems, fabricante de celulares e smartphones, por cerca de US$ 290 milhões, a ACER deu mais um importante passo para se tornar um gigante no segmento. Com essas importantes aquisições a ACER procurou fortalecer mais ainda o alcance global da sua marca com uma nova estratégia multimarcas e com sólidas parcerias. O ano de 2009 foi marcado pelo lançamento da linha de smartphones LIQUID. Em 2011, por US$ 320 milhões, a ACER comprou a iGware Inc., empresa americana focada em computação em nuvem. A operação tem por objetivo ampliar a infra-estrutura de computação em nuvem da empresa, para beneficiar os usuários de seus equipamentos e agregar valor à marca.
Recentemente a marca lançou no mercado seu primeiro tablet: ACER ICONIA Tab A500, revestido com um tampa de alumínio escovado e pesando aproximadamente 1.7 quilos, possui uma tela de 10.1 polegadas, 16 GB de memória, processador Nvidia Tegra Dual-Core, câmera traseira de 5 megapixels e frontal de 2 megapixels, Wi-Fi, saída HDMI e bateria com duração de até 8 horas. Outra grande novidade da marca é o ACER ICONIA 6120 Dual-Screen, um notebook, ou melhor, um touchbook com duas telas de 14 polegadas sensíveis ao toque. Apesar de não contar com um teclado dedicado, como os notebooks convencionais, ele chega com a promessa de ser o grande lançamento da marca para 2011.
Parcerias de sucesso
Nos últimos anos a ACER tem sido uma empresa bastante ligada
e atuante no segmento esportivo através de inúmeros patrocínios,
especificamente no automobilismo e futebol. Esses investimentos foram
fundamentais para que a marca se tornasse conhecida globalmente. Desde o ano
2000 a empresa está presente na Fórmula 1, inicialmente com a equipe BAR-Honda
e desde 2006 como um dos principais patrocinadores da escuderia Ferrari. A
parceria com a escuderia italiana resultou em uma moderna linha de produtos
licenciados, que inclui o notebook Acer Ferrari One, com pintura vermelha
reluzente e o tradicional cavalo da marca que denota velocidade, introduzido no
mercado em 2009. A linha também inclui monitores e celulares (lançado em 2010 e
cuja produção foi limitada a 200 mil unidades). A marca está presente também na
MotoGP. No futebol sua ligação começou em 2007, como patrocinadora oficial de
tecnologia do Barcelona, sendo atualmente o fornecedor oficial da
Internazionale de Milão.
A evolução visual
A identidade visual da marca passou por algumas modificações
ao longo dos tempos. A primeira aconteceu em 2001, quando a marca apresentou
uma nova tipologia de letra, com acentuado destaque para o “E”, e adotou uma
cor verde-escura. Em 2011 a ACER modificou novamente sua identidade visual. Seu
novo logotipo ganhou um tom de verde mais claro e uma nova tipologia de letra.
Com essas modificações a marca aposta em uma imagem mais agradável ao olhar,
com um aspecto mais moderno e atual.
Os slogans
Empowering People.Acer. We hear you.
Dados corporativos
● Origem: Taiwan● Fundação: 1976
● Fundador: Stan Shih e Carolyn Yeh
● Sede mundial: Xizhi, New Taipei City, Taiwan
● Proprietário da marca: Acer Incorporated
● Capital aberto: Sim (1988)
● Chairman & CEO: J.T. Wang
● Presidente: Jim Wong
● Faturamento: US$ 21.8 bilhões (2010)
● Lucro: US$ 525 milhões (2010)
● Valor de mercado: US$ 3.8 bilhões (julho/2011)
● Presença global: + 100 países
● Presença no Brasil: Sim
● Funcionários: 7.800
● Segmento: Informática e tecnologia
● Principais produtos: Computadores, notebooks, monitores e celulares
● Principais concorrentes: HP, Dell, Lenovo, Compaq, Toshiba e Sony
● Outras marcas: Gateway, Packard Bell e eMachines
● Slogan: Acer. We hear you.
● Website: www.acer.com
A marca no mundo
Atualmente a ACER é a segunda maior fabricante de
computadores pessoais do mundo, oferecendo uma completa e avançada linha de
computadores de mesa (desktops), notebooks, monitores, projetores, tablets e
celulares em mais de 100 países ao redor do mundo. A empresa comercializa seus
produtos sob quatro marcas diferentes: ACER, Gateway, Packard Bell e eMachines,
cada uma com enfoque específico.
Você sabia?
● A ACER orgulha-se de ser parceira mundial do Comitê
Olímpico Internacional, incluindo os Jogos Olímpicos de Londres 2012.
As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do
site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes,
Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding
(BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e
sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).
Nenhum comentário:
Postar um comentário