A história
Tudo começou em 1989 quando um grupo de parceiros da divisão
de consultoria de várias firmas da tradicional Arthur Andersen ao redor do
mundo formou uma nova organização focada em consultoria de tecnologia e
integração de sistemas. O nome da nova empresa era Andersen Consulting. Durante
uma década, a empresa evoluiu rapidamente de um simples integrador e gestor de
sistemas para uma consultoria de serviços globais de tecnologia, fornecendo uma
gama completa de serviços e soluções. Neste período a empresa havia crescido
espetacularmente, alcançando faturamento de US$ 9.5 bilhões, empregando 70 mil
funcionários em 46 países e oferecendo aos seus clientes serviços e soluções de
tecnologia, consultoria e outsourcing. Neste momento a empresa conquistou o
direito de se separar oficialmente da Arthur Andersen, muito em virtude do
descontentamento de ter que pagar 15% de seus lucros para utilizar o nome
Andersen Consulting.Entretanto isso requeria um novo nome, pois, além das tensas relações com a Arthur Andersen, a empresa considerava a palavra “Consulting” uma desvantagem, uma vez que estava partindo para um segmento nada relacionado com consultoria, como por exemplo, outsorcing e empreendimentos. Foi então que convocou seus funcionários a opinarem na escolha do novo nome. Aproximadamente 2.500 sugestões foram apresentadas. Depois de uma extensa pesquisa de marketing e US$ 175 milhões gastos, a empresa finalmente havia escolhido um novo nome, enviado por Kim Petersen, funcionário do escritório de Oslo na Noruega. Oficialmente no dia 1 de janeiro de 2001, adotou o nome ACCENTURE (supostamente derivado da expressão “Accent on the Future”), reforçando seu novo posicionamento e refletindo que estava voltada para o futuro. Aproveitou esta oportunidade não somente para divulgar e comunicar seu novo nome, como também para vender seus serviços e ajudar as pessoas a compreender o que ela tinha a oferecer. Mas não parou por aí. Em fevereiro iniciou uma campanha de marketing intitulada “agora é que fica interessante”, comunicando a perspectiva de que, apesar de todas as mudanças ocorridas, havia mais desafios esperando adiante.
Sob o comando de Joe W. Forehand, a ACCENTURE se tornou em julho de 2001 uma empresa com ações cotadas na Bolsa de Valores, listada na New York Stock Exchange. Desde 1 de setembro de 2009, a empresa mudou sua sede mundial para Dublin na Irlanda, mantendo boa parte de sua administração em Nova York e Chicago, onde estão localizados dois dos escritórios mais importantes da ACCENTURE no mundo. Em pouco mais de duas décadas, a empresa foi pioneira na integração de sistemas e de negócios. Liderou a implantação de sistemas de gestão de recursos (ERP – Enterprise Resource Planning), de relacionamento com clientes (CRM – Customer Relationship Management) e de serviços eletrônicos, e assumiu a liderança no atual mercado global.
Atualmente, combinando experiência ímpar, conhecimento profundo sobre todos os setores econômicos e funções de negócio, e extensa pesquisa junto às mais bem-sucedidas organizações no mundo, a ACCENTURE colabora com seus clientes, quer sejam empresas ou governos, para ajudá-los a alcançar altos níveis de desempenho, identificar novos negócios e tendências tecnológicas e desenvolver soluções que ajudem a ingressar em novos mercados, aumentar receitas em mercados já existentes, melhorar o desempenho operacional e fornecer produtos e serviços de forma mais efetiva e eficiente.
A evolução visual
No início de 2001, como resultado da mudança de nome e
posicionamento, a empresa mudou totalmente sua identidade visual em um dos
casos mais notáveis de “rebranding” da história corporativa que o mundo já
conheceu. Adotou um novo nome, ACCENTURE, e apresentou um novo logotipo. A
versão final do novo logo era o nome da empresa acentuado com um símbolo “maior
que” (>) sobre a letra “t”, transmitindo e enfatizando assim seu enfoque no
futuro.
Os slogans
High
performance. Delivered. (2004) Innovation. Delivered. (2002)
Now it gets interesting.
Dados corporativos
● Origem: Estados Unidos ● Fundação: 1989
● Fundador: Grupos de escritórios da antiga Arthur Andersen
● Sede mundial: Dublin, Irlanda
● Proprietário da marca: Accenture plc.
● Capital aberto: Sim (2001)
● Chairman: William D. Green
● CEO: Pierre Nanterme
● Faturamento: US$ 27.9 bilhões (2012)
● Lucro: US$ 2.55 bilhões (2012)
● Valor de mercado: US$ 46.7 bilhões (outubro/2012)
● Valor da marca: US$ 8.745 bilhões (2012)
● Escritórios: 200
● Presença global: 120 países
● Presença no Brasil: Sim
● Funcionários: 257.000
● Segmento: Tecnologia e consultoria
● Principais produtos: Gestão e serviços de tecnologia e outsourcing
● Concorrentes diretos: IBM, Infosys Technologies e HP Enterprise Services
● Ícones: O sinal de >
● Slogan: High performance. Delivered.
● Website: www.accenture.com.br
O valor
Segundo a consultoria britânica Interbrand, somente a marca
ACCENTURE está avaliada em US$ 8.745 bilhões, ocupando a posição de número 43
no ranking das marcas mais valiosas do mundo.
A marca no Brasil
No Brasil, aproximadamente 8.000 colaboradores atendem
localmente organizações de todos os ramos de atividade. A empresa oferece seus
serviços por meio de 17 grupos industriais concentrados em cinco grupos
operacionais. A indústria é o foco da ACCENTURE, que tem profissionais com
profundo conhecimento da evolução industrial, de questões empresariais e
tecnologias aplicáveis, permitindo-lhe entregar soluções adaptadas a cada
cliente desse setor. A ACCENTURE mantém escritórios em São Paulo, Rio de
Janeiro, Brasília, Belo Horizonte, Porto Alegre, São José dos Campos e Vitória,
e dois centros de soluções tecnológicas (ACCENTURE DELIVERY CENTER),
localizados em Alphaville e Recife, capacitados para o desenvolvimento de
soluções customizadas a custos competitivos. Além disso, a empresa conta também
com um Centro de Serviços Compartilhados (Business Process Outsourcing Delivery
Center), localizado em Curitiba, onde são criadas funções de back-office
compartilháveis para empresas de todos os portes e áreas.
A marca no mundo
Hoje em dia, a ACCENTURE é uma consultoria global de gestão
e empresa de serviços de tecnologia da informação e outsourcing com mais de 200
escritórios em aproximadamente 120 países, atendendo as maiores empresas do
mundo. A ACCENTURE atende mais de 3/4 das maiores empresas globais relacionadas
na Fortune Global 500, 92 da Fortune Global 100 e órgãos da administração
pública em mais de 30 países. Dos 100 maiores clientes da empresa em 2011,
aproximadamente 100 são atendidos há mais de 5 anos e mais de 90 deles são
clientes há mais de 10 anos.
Você sabia?
● Até dezembro de 2009, o golfista Tiger Woods era o garoto
propaganda principal da empresa. Mas, devido aos escândalos envolvendo o
esportista, a ACCENTURE encerrou seu contrato e retirou qualquer referência ao
seu nome e imagem da comunicação da marca.
As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do
site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Time, Isto é Dinheiro e
Época Negócios), jornais (Valor Econômico e Meio Mensagem), sites
especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Mundo Marketing),
Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google
Finance, Yahoo Finance e Hoovers).
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