Se a palavra ALTOIDS
não tem significado para você, para outros milhões de fãs espalhados pelos
quatro cantos do mundo significa bala extra forte, ideal para refrescar a
garganta, adoçar o beijo ou até mesmo aliviar a tosse. Foi com suas pequenas e
refrescantes balinhas, embaladas em uma charmosa caixinha de alumínio, que a
marca ALTOIDS se tornou um ícone mundial em seu segmento.
A história
Tudo começou em 1780, durante o reinado de George III,
quando Smith Kendom, proprietário da pequena empresa inglesa chamada Smith
& Company, criou uma receita de medicamento, pequenas pastilhas
extremamente fortes para aliviar os desconfortos intestinais e estomacais. O
nome ALTOIDS veio da palavra em latim “ALT” que significa “To Change” e da
palavra em grego “OIDS” que significa “Taking the form of”. O produto era
comercializado em pequenos envelopes de papelão. As vendas do produto foram um
verdadeiro sucesso. No século seguinte a marca passou a fazer parte da empresa
Callard & Bowser Company, prestigiosa confeitaria fundada em 1837. Até este
século a ALTOIDS era popular somente na Grã Bretanha. Nos anos seguintes a
marca ingressou em vários mercados europeus.
O produto entrou nos Estados Unidos pela cidade de Seattle
em 1918 e rapidamente se espalhou pelo país. Foi nessa mesma época que ALTOIDS
começou a ser comercializado em latinhas de alumínio, para poder ser carregado
nos bolsos e bolsas. Para se diferenciar das dezenas de outras balinhas que
perfumam o odor da boca ou adoçam o sabor do beijo, a empresa alardeou que
ALTOIDS atuava como um antídoto aos “venenos” no estômago. Uma ou duas
“chupadinhas” após refeições parariam, imediatamente, qualquer fermentação
venenosa. Após essa primeira campanha sobre as qualidades contra fermentações
tóxicas, a empresa lançou o slogan “curiosamente forte” (Curiously Strong) - o
humor inglês sobre a própria fama da péssima digestão de sua refeição pesada e
insossa.Na década de 90 o consumo de ALTOIDS virou febre. A empresa começou a anunciar maciçamente na mídia (principalmente nas revistas de música e comportamento), mirou um público bastante jovem, lançou site na Internet, criou novos sabores como Wintergreen (1997) Passionfruit & Mango e Licorice and Ginger (licor com gengibre), entre outros, passou a vender em tudo quanto é ponto-de-venda (de lojas de conveniências e livrarias à aeroportos) e, finalmente, ingressou em inúmeros países ao redor do mundo.
A marca também introduziu novas variedades do produto como: as latas especiais LOVE TIN (em formato de coração), introduzidas em 2001, especialmente para o dia dos namorados; ALTOIDS SOURS (balas normais) introduzida em 2002 nos sabores tangerina, maçã, cítrico, raspberry e manga; ALTOIDS CHEWING GUM (chicletes) introduzido em 2003 e disponível em quatro sabores; ALTOIDS STRIPS (pequenas tiras para refrescar o hálito) introduzido em 2003 nos sabores peppermint e canela; DARK CHOCOLATE DIPPED ALTOIDS, uma versão da tradicional pastilha recoberta de chocolate, introduzida em 2007 em quatro sabores (peppermint, canela, gengibre e creme de menta); além da versão SUGAR FREE (comercializadas em latinhas finas e menores, chamadas ALTOIDS SMALLS) introduzida em 2003.
Em 2005 a Kraft Foods, que havia adquirido a marca na década de 90, vendeu ALTOIDS, juntamente com a Life Savers, para americana Wrigley, que em 2008 foi comprada pela também americana Mars. Hoje em dia, a história do produto e da marca pode ser encontrada em pequenos pedaços de papéis dentro de cada latinha. As duas mais recentes novidade lançadas pela marca foram: ALTOIDS COOL HONEY, as tradicionais balas de meta com um toque de mel, em 2009; e ALTOIDS SMALL SIMPLY MINT, as tradicionais balainhas de menta sem açúcar e em nova embalagem, em 2010. A ALTOIDS MINTS (versão regular das tradicionais balinhas de menta) pode ser encontrada em oito deliciosos sabores: Peppermint (latinha vermelha), Wintergreen (latinha azul); Spearmint (latinha verde), canela (latinha vermelho-escura), gengibre (latinha ocre), liquorice (latinha preta), Creme de Menta (latinha verde clara) e menta com toque de mel (latinha amarela e preta).
Propagandas que
fizeram história
Na década de 20 foi lançada a campanha publicitária com o
estranho slogan “Altoids act as antidote to poisons in the stomach. One or two taken after meals will
stop any poisonous fermetation”. A campanha posicionava as pequenas
balinhas extras fortes como um antídoto para os males estomacais,
principalmente depois das refeições. O sucesso da campanha daria origem, pouco
depois, a outra famosa campanha, que definiria o que a marca ALTOIDS é hoje:
Curiously Strong. As irreverentes campanhas publicitárias levaram a marca
ALTOIDS à conquistar a liderança do segmento no competitivo e forte mercado
norte-americano.Outra campanha famosa da marca foi lançada em 2005, quando a ALTOIDS introduziu a promoção chamada de “Tin Million Uses”, convidando todos os consumidores a criarem objetos reutilizando as tradicionais latinhas vazias da bala da forma mais criativa possível. A idéia de se fazer uma ação dessas surgiu da observação, por parte da empresa, de que as latinhas já eram utilizadas para outras funções pelos consumidores. Além disso, o modelo da lata é um ícone da marca, mantendo seu design desde a década de 20. Foram recebidas mais de 200 inscrições, de onde saíram 6 finalistas. O grande vencedor, um rapaz chamado Jon Lennon (sim, sem h) do estado de Nova York, levou para casa US$ 1.000 por ter construído um instrumento musical que muda as notas de acordo com a luz que recebe baseado no já conhecido theremin.
Dados corporativos
● Origem: País de Gales● Lançamento: 1780
● Criador: Smith Kendom
● Sede mundial: Chicago, Illinois
● Proprietário da marca: Wrigley Jr Company
● Capital aberto: Não
● Presidente: Dushan “Duke” Petrovich
● Faturamento: Não divulgado
● Lucro: Não divulgado
● Fábrica: Bridgend, País de Gales
● Presença global: 90 países
● Presença no Brasil: Sim
● Segmento: Confeitos
● Principais produtos: Balas de menta e chicletes
● Principais concorrentes: Tica Tac, Mentos, Life Savers e Certs
● Ícones: Sua tradicional caixinha metálica
● Slogan: The Original Celebrated Curiously Strong Mint.
● Website: www.altoids.com
A marca no mundo
Os produtos com a marca ALTOIDS são comercializados em 90
países ao redor do mundo, tendo forte presença nos Estados Unidos e na Grã
Bretanha. A marca chegou recentemente ao Brasil. O produto ainda é fabricado em
Bridgend, País de Gales, além de Chattanooga, Tennessee, para abastecer o
mercado americano, o mais importante para a marca.
Você sabia?
● Durante décadas o slogan da marca foi e ainda é “The
Original Celebrated Curiously Strong Mints” (em português, literalmente: “A
Original e Celebrada Pastilha Curiosamente Forte de Menta”) referindo-se à
elevada concentração de óleo de hortelã usado no sabor original.
As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do
site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes,
Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding
(BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e
sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).
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