quinta-feira, 27 de junho de 2013

ANDORINHA

O azeite português ANDORINHA traz entre seus ingredientes mais de 80 anos de tradição, experiência e credibilidade. Características que se refletem diretamente na produção do mais nobre e delicioso azeite, que por sua qualidade, versatilidade e design atrativo da embalagem, é hoje um dos azeites de raízes portuguesas com presença mais forte no Brasil.

A história
A tradicional marca portuguesa ANDORINHA foi lançada no mercado em 1927 pela família Simão em Alferrarede, um vilarejo pertencente à cidade de Abrantes, em Portugal. A primeira embalagem do azeite, criado para suprir mercados internacionais com forte presença de imigrantes portugueses, era uma famosa latinha vermelha, que praticamente permaneceu inalterada até poucos anos atrás. Na década de 80 a linha de produtos da marca foi ampliada com o lançamento das azeitonas em conserva, oferecidas nas versões verde e preta natural. Porém, a maior novidade foi o lançamento do azeite ANDORINHA embalado em garrafa de vidro. Na década seguinte ANDORINHA lançou no mercado uma nova versão da garrafa de vidro, com novo rótulo. Nesta época, a marca mais uma vez expandiu sua linha de produtos com a introdução das conservas de peixes: sardinha portuguesa em óleo vegetal, sardinha portuguesa em azeite, sardinha portuguesa em tomate e atum em azeite.
Em 2004, depois de quase 70 anos no mercado, as embalagens e o logotipo da marca são modificados, ganhando versões mais modernas. Neste mesmo ano, a marca foi adquirida pelo grupo Sovena, presente em mais de 70 países ao redor do mundo nos quais se dedica à produção e comercialização de azeites e óleos vegetais. Em 2005 a empresa introduziu no mercado o azeite ANDORINHA VINTAGE (feito com azeitonas colhidas à mão), lançado em edição limitada de apenas 49.900 garrafas, que conquistou rapidamente a reputação de melhor azeite produzido pela marca em toda sua história. Pouco depois, em 2007, os produtos da marca ganharam nova roupagem e visual. Entre as mudanças, além das latas que passaram a contar com bicos dosadores com cores diferentes de acordo com o tipo de azeite (oliva e extra virgem), ramos de oliveiras passaram a enfeitar e dar leveza a marca.
O ano de 2008 foi marcado por uma grande novidade com o lançamento exclusivo no Brasil do ANDORINHA CITRUS, um azeite que combina a melhor seleção de azeitonas portuguesas com o limão genuinamente brasileiro, sendo ideal para temperar saladas e dar um toque especial nos pratos, como por exemplo, um peixe grelhado ou consumido diretamente no pão. Recentemente, em 2009, a marca preparou uma novidade que agradou em cheio seus consumidores: o exclusivo bico dosador “Vai-e-Vem” para suas garrafas de vidro, que também ganharam um visual mais sofisticado. Para o lançamento desta novidade foram realizados dois anos de estudos em parceria com uma das maiores empresas de engenharia de plásticos injetados de alta qualidade e investidos €2 milhões. Inspirado nas clássicas embalagens que existia em Portugal, denominadas “almotolias”, o dosador é constituído por cinco peças independentes, um mecanismo único patenteado mundialmente, que impede que o azeite suje o exterior da garrafa e possui um sistema retrátil que se recolhe automaticamente assim que a tampa é fechada, deixando o recipiente sempre lacrado, preservando o sabor e qualidade do produto.
A novidade traz ainda um sistema que permite a entrada de ar, proporcionando total controle da quantidade desejada a ser usada, evitando assim o desperdício. Entre as principais especificações do bico dosador, que deram ao produto o prêmio World Star Design Packaging, estão a prevenção de oxidação, impedimento do produto em sujar o exterior da garrafa, a forma angular que torna o fio de azeite mais fino e preciso, sistema retrátil que esconde o dosador ao fechar a garrafa e a já comentada entrada de ar no interior do invólucro. O azeite ANDORINHA foi o único representante a receber, pelo segundo ano consecutivo, o Monde Selection 2009, concurso realizado pelo International Institute for Quality Selections. A marca destacou-se com nota máxima em sabor, cheiro e odor - critérios de seleção avaliados pelo júri profissional, formado por profissionais nas áreas de gastronomia, jornalismo gastronômico e culinária francesa. Finalmente, em 2010, depois de 83 anos fazendo sucesso em mercados internacionais, o azeite ANDORINHA foi lançado no mercado português. Uma curiosidade: em Portugal a marca decidiu utilizar o logotipo antigo, com a andorinha virada para a esquerda, passando a mensagem de “regressar para casa”.

A comunicação
A comunicação da marca reflete a preocupação com a qualidade de seus azeites. Durante mais de 80 anos a ANDORINHA conseguiu traduzir toda sua experiência e tradição em azeites nobres e deliciosos. Só assim é possível manter o sabor que o consumidor gosta e a qualidade que ele conhece. A qualidade sempre foi e será a principal preocupação da marca, desde a colheita das azeitonas até a escolha e concepção das embalagens. As azeitonas utilizadas são selecionadas à mão e apenas aquelas que estão em perfeitas condições são utilizadas na fabricação do azeite. Para que a qualidade do azeite não seja afetada, as azeitonas são lavadas e prensadas em até 24 horas após a colheita, para não correr o risco de perder as características de sabor aroma dos frutos. Com tantos cuidados, é claro que ANDORINHA tem um sabor especial. E foi justamente isso que a primeira grande campanha publicitária criada no Brasil resolveu comunicar aos fiéis consumidores do azeite português mostrando peças que falam do carinho da marca com suas plantações e do rigoroso controle de qualidade. De forma lúdica, os comerciais ilustram o cuidado com os olivais. “Tem gente que acha que nós exageramos!”, afirma o locutor enquanto o filme mostra uma bela caixinha de música embaixo de cada árvore. “Gente, como é que nossas azeitoninhas vão pegar no sono?”. Em outro comercial, a câmera acompanha a queda de uma das azeitonas até uma almofada aconchegante que está colocada no pé da árvore. “Onde você acha que nossas azeitoninhas iriam cair?”, defende o locutor.
Em outra campanha, para anunciar o novo bico dosador de seus azeites, três anúncios diferentes apresentam frases bem-humoradas como “Se pingar algo a mais, é alguém que está babando”, “Faz o que suas amigas só prometem: sabe ficar de bico fechado” e “Agora você não vai mais chorar pelo azeite derramado”. Junto à imagem da garrafa de azeite e do novo dosador, as peças trazem o slogan da marca: “Andorinha. O Azeite deliciosamente suave”.

A evolução visual
Há alguns anos atrás o tradicional logotipo da marca passou por uma total remodelação: ganhou novas cores e a famosa andorinha agora voa para o lado direito.

Dados corporativos
● Origem: Portugal
● Lançamento: 1927
● Criador: Família Simão
● Sede mundial: Algés, Portugal
● Proprietário da marca: Grupo Sovena
● Capital aberto: Não
● Diretor de marketing: Luis Santos
● Faturamento: Não divulgado
● Lucro: Não divulgado
● Presença global: + 10 países
● Presença no Brasil: Sim
● Funcionários: 1.100
● Segmento: Alimentos
● Principais produtos: Azeites de oliva e azeitonas em conserva
● Principais concorrentes: Gallo, Borges e Carbonell
● Ícones: O bico dosador “Vai-e-Vem”
● Slogan: Andorinha. O Azeite deliciosamente suave.
● Website: www.azeiteandorinha.com.br

A marca no mundo
O azeite ANDORINHA, que incrivelmente não era comercializado no mercado português até pouco tempo atrás, é exportado para mais de 10 países ao redor do mundo, entre os quais Estados Unidos, França, Alemanha, Suécia, África do Sul, Moçambique e Macau, vendendo aproximadamente 5.5 milhões de litros de azeite todos os anos. No Brasil, maior mercado mundial da marca (responde por aproximadamente 90% das vendas), o azeite ANDORINHA é importado pela Bunge Alimentos e está disponível em formatos perfeitamente adaptada às necessidades do consumidor brasileiro, como é o caso das tradicionais latas (250 ml e 500 ml), além das embalagens de vidro, nas versões Virgem e Extra-virgem.

Você sabia?
● ANDORINHA possui seus próprios olivais, o que permite controlar de perto todas as etapas de produção do azeite.
● Recentemente no Brasil, a marca ganhou uma mascote prá lá de charmosa: a Andorinha Dorinha.

As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário