A história
Tudo começou no inverno de 1928 quando Hub Beardsley,
presidente dos laboratórios Dr. Miles, visitou a redação de um jornal da cidade
de Elkhart, estado americano de Indiana, e notou que nenhum funcionário havia
faltado em virtude da grande epidemia de gripe que estava contagiando quase
metade da população americana. Explicaram-lhe que eles tomavam, seguindo a
prescrição do editor do jornal, uma combinação de aspirina (ácido
acetilsalissílico) misturada com bicarbonato de sódio é ácido cítrico. Então,
Beardsley, percebendo que o produto poderia ser muito lucrativo para a empresa,
pediu aos seus químicos para testarem a fórmula. Um de seus químicos, Maurice
Treneer, foi mais longe e criou, três anos mais tarde em 1931, o ALKA-SELTZER,
um comprimido em forma de tablete efervescente à base de ácido
acetilsalissílico e Bicarbonato.A palavra ALKA se refere à propriedade do produto em reduzir (Alcalinizar) o nível de ácido de um determinado líquido; e SELTZER em virtude da produção de gás de dióxido de carbono resultante da vigorosa reação do bicarbonato com o ácido cítrico. Rapidamente, o produto, que não era não sujeito a prescrição médica e se caracterizava pela sua rápida dissolução em água, provocando efervescência, também começou a ser utilizado para mal-estar estomacal e dores de cabeça, o que aumentou sua popularidade entre os consumidores. Inicialmente, personagens de quadrinhos foram utilizados para divulgar o produto nas estações de metro e ônibus. No ano de 1936 as vendas ultrapassaram os US$ 7 milhões e o produto começou a ser exportado para o México.
Em 1951, George Pal, que então trabalhava na agência de publicidade Wade, criou o famoso personagem, um simpático menino com cara de criança que tinha o tronco formado por um comprimido de ALKA-SELTZER, interpretado vocalmente no rádio pelo ator Dick Beals. Inicialmente chamado de “Sparky”, seu nome foi rapidamente trocado para “Speedy Alka Seltzer” por sugestão de um gerente de vendas da empresa para refletir o tema da campanha do produto naquele ano: “Speedy Relief” (“Alívio Rápido”). O personagem estreou no dia 16 de março de 1953 seu primeiro comercial de televisão, e, em uma década (1954-1964) estrelou exatos 212 comerciais, se tornando um dos mais populares na história da propaganda americana. Em 1954, o personagem se tornou ainda mais famosa cantando o jingle “Down, down, down the stomach through Round, round, round the system too, With Alka-Seltzer you’re sure to say, Relief is just a swallow away”.
A primeira variação do produto surgiu em 1974, quando o ALKA-SELTZER GOLD, que não continha em sua fórmula o ácido acetilsalissílico, foi introduzido no mercado. O famoso slogan "Plop, plop, fizz, fiz, oh what a relief it is!" surgiu em 1976 e transformou-se num ícone da marca. No início da década de 80 a Bayer adquiriu a marca ALKA-SELTZER. Pouco depois, em 1984, o ALKA-SELTZER, que até então era vendido em tubos de vidro, passou a ser comercializado em tubos de plásticos para reduzir custos e evitar perdas no transporte e distribuição do produto. No ano seguinte, o produto já estava presente em mais de 50 países ao redor do mundo.
Na década de 90, o produto foi introduzido em vários novos mercados ao redor do mundo, ganhando sua primeira versão com sabor (ALKA-SELTZER Lima-Limón). Com o início do novo milênio, novas versões de ALKA-SELTZER foram introduzidas no mercado, aumentando a linha de produtos da marca. Recentemente, em 2007, devido a enorme popularidade, o personagem SPEEDY voltou a figurar e estrelar as campanhas publicitárias da marca.
A linha do tempo
1987● Lançamento do ALKA-SELTZER EXTRA STRENGHT, uma versão mais potente do medicamento original.
1998
● Lançamento do ALKA-SELTZER PM, produto desenvolvido com uma duração mais longa, indicado para tirar dor de cabeça e insônia durante a madrugada.
1999
● Lançamento do ALKA-SELTZER LIMA-LIMÓN.
2000
● Lançamento do ALKA-SELTZER HEARTBURN, produto, livre de ácido acetilsalissílico, desenvolvido para combater especificamente a queimação estomacal.
2001
● Lançamento do ALKA-SELTZER MORNING RELIEF, produto desenvolvido e indicado para combater a fadiga e dores de cabeça constantes resultantes da famigerada ressaca. Este produto passou a se chamar ALKA-SELTZER WAKE-UP CALL no ano de 2008.
A evolução visual
Há anos atrás a marca apresentou sua nova identidade visual,
que passou a adotar a cor azul e um “look” mais moderno.
Os slogans
Alka-Seltzer,
a rich history of relief. (2006)Plop, plop; fizz, fizz; oh, what a relief it is! (1979)
I can’t believe I ate the whole thing. (1972)
Try It, You’ll Like It. (1971)
Mama mia, thatsa spicy meatball. (1969)
Dados corporativos
● Origem: Estados Unidos● Lançamento: 1931
● Criador: Maurice Treneer
● Sede mundial: Leverkusen, Alemanha
● Proprietário da marca: Bayer AG
● Capital aberto: Não
● Chairman: Manfred Schneider
● CEO & Presidente: Werner Wenning
● Faturamento: Não divulgado
● Lucro: Não divulgado
● Presença global: + 80 países
● Presença no Brasil: Sim
● Funcionários: 108.600 (Bayer)
● Segmento: Medicamentos
● Principais produtos: Anti-ácidos e antigripais
● Ícones: O personagem “Speedy”
● Slogan: Alka-Seltzer, a rich history of relief.
● Website: www.alka-seltzer.com
A marca no mundo
Comercializado em mais de 80 países ao redor do mundo, ao
ALKA-SELTZER, que hoje pertence a alemã Bayer, vende anualmente mais de 380
milhões de tabletes.
Você sabia?
● O boneco originou do personagem SPEEDY foi perdido durante
uma viagem promocional para Filipinas e achado, cinco anos mais tarde na
Europa. Atualmente, este boneco, assegurado em US$ 100.000, está guardado em um
banco de Beverly Hills.● Kim Basinger, Morgan Freeman, e Sammy Davis Jr. foram algumas das celebridades que estrelaram comerciais para a marca ao longo dos tempos.
As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do
site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes,
Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding
(BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e
sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).
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