1494
Representantes de dom João II, rei de Portugal, e os reis Fernando de Aragão e Isabel de Castela, da Espanha, assinam o Tratado de Tordesilhas. O documento dividiu o mundo de uma linha imaginária traçada de pólo a pólo, a 370 léguas da ilha de Cabo Verde. As terras que ficassem a leste da linha passaram a pertencer a Portugal, enquanto a Espanha se tornou dona das terras ocidentais. O tratado, conseqüência da expansão marítima do século 15, retirou da Igreja o poder de dividir as terras coloniais. Antes, era o papa quem reconhecia a soberania sobre os locais conquistados. Ao descobrir a América, a Espanha requereu a bula. Mas dom João II não concordou com a mudança, que dava à Espanha a parte ocidental de uma linha que saía a 100 léguas de Cabo Verde – o que deixaria Portugal com apenas parte do Atlântico. Como já desconfiava da existência de terras ao sul da América Central, o rei ameaçou uma guerra para mudar a linha imaginária.Dia 7, na Espanha
79
Sobe ao trono o imperador romano Tito Flávio. Depois de suceder o pai, o imperador Vespasiano , tornou-se popular entre o povo por sua generosidade. Em seu governo, ocorreu a erupção do Vesúvio e o Coliseu foi terminado.
Dia 23, em Roma
1215
O rei inglês João sem Terra, pressionado pelos barões e pelo povo, assina a Carta Magna. O documento, que o impede de aumentar os tributos, é um embrião dos direitos humanos. Proibia, entre outras coisas, a prisão de uma pessoa sem julgamento.
Dia 15, em Surrey, Inglaterra
1728
O capitão James Cook, exímio navegador e perito em matemática e hidrografia, presencia a passagem do planeta Vênus em frente ao Sol. A viagem foi patrocinada pela Coroa britânica com a justificativa de calcular a distância entre a Terra e o Sol. Mas havia também o interesse em encontrar novas terras na Ásia.
Dia 3, no atual Taiti
1815
O imperador da França, Napoleão Bonaparte, é derrotado na Batalha de Waterloo. Depois de ampliar o domínio francês na Europa, Napoleão começou a decair com a catastrófica campanha da Rússia, em 1812. Seu exército de 72 mil homens foi derrotado por tropas de 68 mil ingleses, belgas e alemães, além de 45 mil prussianos.
Dia 18, em Waterloo, Bélgica
1911
Francisco Madero assume o governo do México. O ditador Porfírio Diaz, unido aos grandes proprietários de terra, havia renunciado pressionado pelos revolucionários, que iniciaram uma rebelião em 1910 comandados por Madero, Emiliano Zapata e Pancho Villa.
Dia 7, na Cidade do México
1964
O senador pelo estado de Goiás Juscelino Kubitschek tem seus direitos políticos cassados pelo primeiro ato institucional da ditadura militar. Sua idéia era retornar à presidência do Brasil nas eleições previstas para 1965.
Dia 3, em Brasília
Revista Aventuras na História n° 010
Nenhum comentário:
Postar um comentário