Em 20 de julho de 1969, o americano Neil Armstrong tornou-se o primeiro homem a pisar na Lua. A parte final da viagem, e de todas as “alunissagens” seguintes, foi feita a bordo de uma máquina esquisita, o Módulo de Exploração Lunar “Eagle” (Falcão). Levando dois astronautas a bordo, ele se destacou da nave-mãe, a Apollo 11, que continuou orbitando a Lua, e desceu até o satélite. Tinha quase 7 metros de altura, mais de 15 toneladas e um espaço de apenas 2,35 metros de diâmetro para abrigar os pilotos. Sua metade inferior foi deixada na Lua quando os tripulantes partiram, rumo a nave-mãe e de volta, vitoriosos, à Terra.
Geringonça espacialA estranha máquina que levou o homem até a Lua.
JOELHO DE AÇO
Quatro pernas retráteis (que ficaram recolhidas durante o vôo) foram projetadas para dar apoio ao módulo mesmo sobre terrenos irregulares, com inclinação de até 12 graus. Podiam suportar o impacto de um pouso vertical em velocidades de até 10 km/h.
PAINEL DE CONTROLE
Concentrava os instrumentos usados para comandar a nave. Ao aproximar-se da Lua, o piloto Edwin Aldrin manteve contato com o Centro de Controle, na Terra, que fornecia informações para a pilotagem.
GASOLINA AZUL
Dois tanques armazenavam uma mistura de hidrogênio e nitrogênio, a Aerozine 50. O escassez de combustível era um dos principais perigos da missão, pois permitia uma viagem de pouco mais que a distância de ida e volta da nave até a Lua, ou 260 quilômetros.
PRESILHA
Esta escotilha prendia o módulo à frente da nave-mãe.
Os astronautas passavam por ela para entrar no equipamento antes da descida até a Lua, e para voltar à Apollo 11 após a missão.
PARA BAIXO E AVANTE!
Dois motores, um de subida e outro de descida, levaram o módulo até a Lua e o tiraram de lá. O motor para pouso no satélite foi projetado para ser controlado minuciosamente, assegurando um pouso suave. Também poderia funcionar como motor de emergência quando acoplado à nave-mãe, caso este entrasse em pane.
Revista Aventuras na História n° 009
Nenhum comentário:
Postar um comentário