Cíntia Cristina da Silva
É uma lenda que atribui poderes divinos a um cálice sagrado,
que teria sido usado por Jesus na última ceia. Essa, porém, é uma versão
medieval de um mito que surgiu muito antes da Era Cristã. Na Antiguidade, os
celtas - povo saído do centro-sul da Europa e que se espalhou pelo continente -
possuíam um mito sobre uma vasilha mágica. Os alimentos colocados nela, quando
consumidos, adquiriam o sabor daquilo que a pessoa mais gostava e ainda lhe
davam força e vigor. É provável que, na Idade Média, tal história tenha
inspirado a lenda "cristianizada" sobre o Santo Graal. Na literatura,
os registros pioneiros dessa fusão entre a mitologia celta e a ideologia cristã
são do século 12. "As lendas orais migraram para textos de cunho
historiográfico, desses textos para versos e dos versos para um ciclo em
prosa", diz o filólogo Heitor Megale, da Universidade de São Paulo (USP),
organizador do livro A Demanda do Santo Graal, que esmiúça esse tema.
Ainda no final do
século 12, o escritor francês Chrétien de Troyes foi o primeiro a usar a lenda
do cálice sagrado nas histórias medievais que falavam sobre as aventuras do rei
Artur na Inglaterra. A partir daí, outros autores, como o poeta francês Robert
de Boron, no século 13, reforçaram a ligação entre os mitos do cálice e do rei
Artur descrevendo, por exemplo, como o Santo Graal teria chegado à Europa. Foi
Boron quem acrescentou um outro nome importante nessa história: o personagem
bíblico José de Arimatéia. Nos romances de Boron, Arimatéia é encarregado de
guardar e proteger o Santo Graal. Apesar das várias referências cristãs, essas
histórias não são levadas a sério pela Igreja Católica. "O cálice da Santa
Ceia tem o valor simbólico da celebração da eucaristia. Já seu poder mágico é
só uma lenda", diz o teólogo Rafael Rodrigues Silva, da Pontifícia
Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Poderosa ou não, o fato é que essa
relíquia cristã jamais foi encontrada de fato.
A jornada do cálice
Romances medievais
contam que, de Jerusalém, ele teria sido levado para a Inglaterra.1. Em Jerusalém, durante a última ceia com os 12 apóstolos, Jesus Cristo converte o pão e o vinho em seu corpo e seu sangue - esse sacramento, denominado eucaristia, é um dos pontos máximos dos rituais cristãos. O cálice usado por Cristo nessa ocasião é o chamado Santo Graal.
2. Após a última ceia, Jesus é preso e crucificado. Um judeu rico que era seu seguidor, José de Arimatéia, pede autorização para recolher o corpo e sepultá-lo. Antes, porém, um soldado romano fere o corpo de Cristo para ter certeza de sua morte. Com o mesmo cálice usado por Jesus na última ceia, José de Arimatéia recolhe o sangue sagrado que escorre pelo ferimento.
3. Após sepultar o corpo de Cristo, José de Arimatéia é visto como seu discípulo e acaba preso, sendo recolhido a uma cela sem janelas. Todos os dias uma pomba se materializa no local e o alimenta com uma hóstia. Mesmo após ser libertado, Arimatéia decide fugir de Jerusalém e ruma para a atual Inglaterra na companhia de outros seguidores do cristianismo. Ele cruza a Europa levando o Graal.
4. José de Arimatéia funda a primeira congregação cristã da Grã-Bretanha, onde se localiza a atual cidade de Glastonbury. Nos romances medievais, nessa mesma região ficava Avalon, o lugar mítico que guardaria depois o corpo do rei Artur. Arimatéia prepara uma linhagem de guardiães do Santo Graal, pois o cálice dá superpoderes a quem o possui. Seu primeiro sucessor nessa missão é seu próprio genro, Bron.
5. Com o tempo, o Santo Graal e seus guardiães se perdem no anonimato. Quem tenta reencontrar o objeto é justamente o rei Artur, que tem uma visão indicando que só o cálice sagrado poderia salvar sua vida e também o seu reino de Camelot - que ficaria onde hoje há a cidade de Caerleon, no País de Gales. Leais companheiros de Artur, os cavaleiros da Távola Redonda saem em busca do cálice, sem jamais encontrá-lo.
Monarca fictício
Histórias sobre o rei Artur se popularizaram no século 12. A cultura celta foi o ponto de partida não só do mito sobre o cálice sagrado, como também do personagem que tornou o Santo Graal popular no mundo inteiro. A criação do lendário rei Artur pode ter sido inspirada num homem de verdade, um líder celta, que teria vivido na Inglaterra por volta do século 5. Mas foi só a partir do século 12 que os primeiros textos com as aventuras de Artur e sua busca pelo Graal fizeram sucesso.
Formas imaginárias
O objeto já foi
descrito das mais diferentes maneiras.
Simples e redondo
A primeira vez que ele aparece num romance medieval é em Le
Conte du Graal ("O Conto do Graal"), do francês Chrétien de Troyes,
no século 12. Ele é descrito não como um cálice, mas como uma tigela redonda e
simples.
Luxuoso e talhado
Em outros textos, que permanecem de autoria desconhecida e
são datados entre os séculos 12 e 13, o Graal aparece na forma de um cálice
bastante luxuoso, talhado em 144 facetas incrustadas de esmeraldas.
Divino e intocável
Em The Queste Del
Saint Graal ("A Busca do Santo Graal"), texto do século 13 creditado
ao francês Robert de Boron, o cálice é descrito como um objeto divino sem
forma. Somente alguém puro e casto poderia tocá-lo.
Revista Mundo Estranho Edição 15/ 2003
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