sexta-feira, 31 de maio de 2013

O que é a Volta da França?


Artur Louback Lopes
É a mais tradicional e popular prova de ciclismo do mundo. Realizada pela primeira vez em 1903 e interrompida apenas durante as guerras mundiais, a Volta da França atrai 15 milhões de fãs ao longo do percurso e 2 bilhões de espectadores nas transmissões pela TV. Para quem compete, a parada é duríssima: a disputa é considerada a mais difícil do planeta. Na edição de 2004, que começa no dia 3 deste mês, os atletas que cruzarem a linha final no Arco do Triunfo, em Paris, terão vencido 3 395 quilômetros em 23 dias. Das 21 etapas, seis serão disputadas em terrenos montanhosos, entre os Pirineus e os Alpes. "A combinação de distância, relevo e qualidade técnica dos atletas dá a dimensão da dificuldade da prova", diz o ciclista Mauro Ribeiro, que venceu uma etapa da Volta em 1991 e terminou em 47º na classificação geral, o melhor desempenho de um brasileiro até hoje. Na maioria das etapas, a regra é simples: todo mundo larga junto e vence quem chegar primeiro. Mas a Volta ainda tem as chamadas provas "contra o relógio", etapas em que cada um dos ciclistas sai sozinho para tentar fazer o menor tempo possível. Nessas provas, cada segundo a menos faz diferença na pontuação final. Em 2004, o desafio é interromper o reinado do americano Lance Armstrong. Vencedor das últimas cinco edições, ele tenta ser o primeiro atleta a conquistar o hexacampeonato, deixando para trás os lendários pentacampeões Jacques Anquetil e Bernard Hinault, da França, Eddy Merckx, da Bélgica, e Miguel Indurain, da Espanha. A Volta deste ano também tem uma herança triste: ela será a primeira após a morte do italiano Marco Pantani, último campeão antes de Armstrong, em 1998. No começo do ano, Pantani caiu em depressão e tomou uma overdose letal de cocaína.
Rolé radical
Durante 23 dias, 189 bikers lutam para vencer mais de 3 mil quilômetros de prova.
Campeões coloridos
Os ciclistas que mais se destacam usam camisetas diferentes do resto do pelotão. A amarela identifica o atleta com o menor tempo na soma das etapas — o campeão veste essa camisa no final. A branca tem a mesma função, mas é só para atletas até 25 anos. A verde vai para quem acumula mais pontos em trechos selecionados pela organização. Por fim, a branca e vermelha premia o melhor nas provas de montanha.
Magrela mesmo
Superleves, as bicicletas de competição são feitas de fibra de carbono ou alumínio. Mas essa magreza tem seus problemas: para a segurança dos atletas, a União Ciclística Internacional proíbe bicicletas com menos de 6,8 quilos. Uma bike completa para a Volta da França, com um câmbio de nove ou dez velocidades, não sai por menos de 20 mil dólares.
Dos Alpes para o mundo
Filmada por câmeras espalhadas pelo trajeto e em helicópteros, a Volta da França é transmitida por 75 canais de televisão do planeta — no ano passado, 21 deles mostraram imagens ao vivo da prova. Ao todo, cerca de 1 200 jornalistas cobrem o evento, representando mais de 500 órgãos de imprensa.
Todos por um
Os competidores se agrupam em equipes para disputar a Volta. São times de nove atletas, com três tipos de ciclistas: os velocistas, que pedalam rápido, os escaladores, especialistas em trechos de montanha, e os passistas, bons nas provas contra o relógio. Cada equipe atua em função do seu atleta mais forte. O pentacampeão Lance Armstrong, por exemplo, conta com três escaladores para ditar o ritmo nas subidas.
Apoio na estrada
Além de nove atletas, uma equipe conta com mais sete pessoas: dois mecânicos, dois massagistas, um médico, o técnico e o diretor de equipe. Eles acompanham os ciclistas em furgões, onde carregam suplementos alimentares e energéticos, kit de primeiros socorros, ferramentas, peças de reposição e bikes reservas.
Animação controlada
Ao longo dos mais de 3 mil quilômetros do percurso, cerca de 15 milhões de pessoas acompanham a prova na beira da pista. Para conter a euforia dessa multidão, a segurança da prova é garantida por 12 mil soldados, 9 mil policiais e 45 agentes de moto.
Trajeto complicado
Trechos de montanha são os mais difíceis.
Extensão total - 3 395 km
Duração - 23 dias (com 2 dias de descanso)
Número de participantes - 189 ciclistas
Número de etapas - 21 (11 em relevo mais plano, 6 de montanha e 4 contra o relógio)
Subida na marra
Na prova de 2004, a etapa mais radical será nos Alpes Franceses, entre as cidades de Bourg d’Oisans e L’Alpe d’Huez. Em apenas 15 quilômetros de estrada, os ciclistas precisarão vencer uma subida de 1 100 metros. Cada atleta enfrentará essa  barra sozinho, em uma prova contra o relógio, lutando para fazer o menor tempo possível.

Revista Mundo Estranho Edição 29/ 2004

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