quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Maio na História

868
É produzido, no antigo Turquestão, o primeiro livro impresso com data. Feito com moldes de madeira, o chamado Sutra de Diamante trazia uma coletânea de discursos para monges budistas. Dia 11, em Dunhuang, China.
1291
Os muçulmanos cercam a cidade de São João D’Acre, o último reduto cristão na Terra Santa. O prestígio da Ordem dos Templários, que protegia os peregrinos, sai abalado. Dia 18, na atual Israel.
1386
Portugal e Inglaterra assinam o Tratado de Windsor, uma aliança bélica e política que segue em vigor. O pacto mostra a crescente importância do Oceano Atlântico perante o Mar Mediterrâneo. Dia 9, em Windsor, Inglaterra.
1453
Os turcos otomanos tomam a cidade de Constantinopla, a capital do Império Bizantino ou Império Romano do Oriente. Desde o começo de abril, 100 mil homens cercavam a cidade, vindos por terra e numa enorme frota de galeras. Para evitar a ajuda dos cristãos europeus, o sultão Maomé II determinou a construção de uma muralha ao redor de seu exército e de Constantinopla, ficando livre para ultrapassar o sistema triplo de fortificações da cidade. A queda de Constantinopla, que passou a chamar-se Istambul, se tornou marco tradicional entre a Idade Média e a Idade Moderna. Ela interrompeu as seculares rotas de especiarias entre a Europa e o Oriente, reforçando a necessidade entre os europeus de lançar-se a grandes navegações, o que resultaria na ocupação da África e na descoberta da América. A vitória árabe também fez do império turco-otomano uma das grandes potências do planeta, que só seria destituída quase cinco séculos depois, durante a Primeira Guerra Mundial. Dia 29, na atual Turquia.
1618
Durante uma revolta de protestantes, dois ministros do Sacro Império Romano do Ocidente são jogados pela janela de uma igreja de Praga, então Boêmia. Desde então, uma onda de conflitos religiosos e políticos se espalharia por toda a Europa e ficaria conhecida como a Guerra dos 30 Anos. Dia 23, na República Tcheca.
1647
Entre as 22h30 e 22h37, um terremoto destrói quase todas as 600 casas de Santiago do Chile, além dos poucos edifícios públicos e igrejas da cidade. O desastre chileno provoca uma histeria entre os habitantes. Dia 13, em Santiago.
1824
Composta quando o músico já estava surdo, a Nona Sinfonia de Ludwig van Beethoven, considerada sua obra-prima, é apresentada ao público. A composição obteve sucesso imediato. Dia 7, em Viena.
1886
Operários americanos promovem uma greve de três dias. A repressão ao protesto resultaria na morte de 38 manifestantes. Em homenagem às vítimas, a data de início do protesto foi escolhida como o Dia Internacional do Trabalho. Dia 1º, em Chicago.
1933
Líder da assistência aos feridos da Revolução de 32, a paulista Carlota Queirós torna-se a primeira deputada federal brasileira. Dia 3, em São Paulo.
1983
O Instituto Pasteur identifica o vírus da Aids. O mérito, porém, vai para o americano Robert Gallo, que publicou sua descoberta antes. A injustiça seria reconhecida pelos Estados Unidos em 1995. Dia 5, em Paris.
Nasceram...
Nicolau Maquiavel - 1469
Maior entre os filósofos políticos, foi diplomata na Itália, França e Alemanha. Excluído da vida pública em 1512, dedicou-se a escrever tratados políticos como O Príncipe, um clássico sobre a arte de governar. Dia 3, em Florença.
... Morreram
Antoine de Lavoisier - 1794
Considerado o pai da química moderna, foi guilhotinado pelo regime de terror da Revolução Francesa, por desvio de dinheiro público. Dia 8, em Paris
Tenório Cavalcanti - 1987
Deputado líder nas favelas do Rio,  andava com a metralhadora “Lurdinha” sob uma capa. O “homem da capa preta” foi cassado pela ditadura e morreu de pneumonia, aos 82 anos. Dia 5, em Duque de Caxias.

Revista Aventuras na História n° 009

Nenhum comentário:

Postar um comentário