Juliana Parente
Nos países que foram colônia, data da libertação é a mais
importante.O dia da proclamação da independência é a principal data cívica comemorada pelos países que, algum dia, já foram colônia. Em alguns casos, como na Argentina, o processo de emancipação chega a merecer dupla homenagem. Tem festa em 25 de maio (em 1810, houve a formação da Primeira Junta de Governo Pátrio) e em 9 de julho, quando a autonomia foi finalmente reconhecida pela Espanha seis anos depois.
Outros países da América – incluindo os Estados Unidos e seu 4 de Julho e o nosso 7 de Setembro – cultivam o entusiasmo frente ao fim da subordinação. “As lutas pela independência das colônias americanas foram um processo longo, caracterizado por duros embates”, diz Gabriela Pellegrino Soares, professora de História da América da Universidade de São Paulo. “A idéia de associar a independência ao processo de formação de uma identidade nacional diferente da da metrópole sempre foi estimulada.”
O cenário não muda em continentes como África ou Oceania. Na Argélia, por exemplo, a independência foi formalizada após um plebiscito em 1º de julho de 1962. Mas a data comemorada é 1º de novembro – dia em que, oito anos antes, começaram as batalhas contra o domínio francês.
Em nome do Pai
Nas ex- metrópoles, principais feriados são os religiosos.Já Inglaterra e Espanha, países que foram metrópoles, têm em comum a influência religiosa em seus feriados nacionais. Na Inglaterra, a data mais importante desde 1415 é 23 de abril, dia de São Jorge, patrono dos cavaleiros e dos arqueiros. A principal festa espanhola é em 12 de outubro. Foi nessa data, no século 13, que Nossa Senhora do Pilar teria aparecido sobre uma coluna para São Tiago, em Zaragoza. No mesmo dia, em 1492, Cristóvão Colombo chegou à América. Já em Portugal, as duas festas mais importantes são celebradas em 10 de junho, data em que morreu o poeta Luís Vaz de Camões, e em 1º de dezembro – quando, em 1640, houve a restauração de sua independência após 60 anos de União Ibérica, a união das coroas de Portugal e Espanha.
Dias nacionais
Os feriados pelo mundo
A liberdade é azul
Na França, a Queda da Bastilha, que deu início à Revolução Francesa, é lembrada em 14 de julho.
Viva la revolución
A festa mais comemorada em Cuba é em 26 de julho, data do início da Revolução Cubana, em 1953.
Comunismo chinês
A República Popular da China, criada em 1º de outubro de 1949, originou o feriado mais importante do país.
Aventuras na História n° 037
Nenhum comentário:
Postar um comentário