segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

Vôo 93: Suspense real


Cláudia de Castro Lima
Filme reconstrói o seqüestro de um dos aviões do ataque de 11 de setembro
Ninguém sabe ao certo o que se passou dentro do vôo 93 da United Airlines que, em 11 de setembro de 2001, partiu de New Jersey para São Francisco, nos Estados Unidos, foi sequestrado e caiu na Pensilvânia. Mas, com base em documentos, relatos de familiares dos ocupantes e telefonemas que eles fizeram em pleno ar, o diretor Paul Greengrass tenta reconstituir aquela manhã em Vôo 93.
No filme, cenas reais se misturam às da ficção e muita gente interpreta a si mesmo. E a descoberta de que aviões haviam sido sequestrados, a surpresa do choque de dois deles contra as torres do World Trade Center e a queda  de um avião no Pentágono conferem pique de thriller – tudo isso tem mais suspense do que qualquer roteiro inventado.
Os acontecimentos de dentro do avião da United Airlines são mostrados quase em tempo real. Após o anúncio do sequestro, pelos telefones do avião e de seus celulares, os passageiros descobriram o que havia acontecido com os outros três aviões sequestrados. E perceberam qual seria seu destino. Mas tentaram reagir e atacaram os sequestradores. Oficialmente, foi essa reação que evitou que o Boeing 757 atingisse um de seus possíveis alvos, a Casa Branca ou o Capitólio. Vôo 93 é um filme que todo mundo sabe como vai acabar. E, ao mesmo tempo, é um filme que ainda está sendo rodado.

Aventuras na História n° 037

Nenhum comentário:

Postar um comentário