terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

Qual a igreja mais antiga do Brasil?


Luiz Muricy Cardoso
O começo da colonização portuguesa aqui foi marcado pela construção de templos.
Há duas respostas para a pergunta.
1) A igreja mais antiga que ainda continua em pé é a da Misericórdia, em Porto Seguro, Bahia. Na época de sua construção, em 1526, ela foi chamada de Nossa Senhora dos Passos. Hoje, é um museu de arte sacra que tem, entre as peças de seu acervo, uma escultura de Nosso Senhor dos Passos datada de 1585, ornamentada com rubi. Não há nenhum registro que aponte se a igreja da Misericórdia foi reconstruída.
2) Por outro lado, a igreja mais antiga já construída no Brasil é a igreja de São Francisco, no Outeiro da Glória, também em Porto Seguro. Segundo Eugênio de Ávila Lins, superintendente do Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), sua construção teve início em 1503. No entanto, dela hoje só restam ruínas.
Há ainda uma terceira igreja, também construída no século 16, mas que mantém suas características originais. É a da Nossa Senhora da Glória, em Olinda, Pernambuco. Ela teria sido erigida na época da chegada dos jesuítas ao Brasil pelo então governador da capitania, Duarte Coelho, em 1550.
Segundo os especialistas, o início da colonização portuguesa, marcado pela sistemática construção de templos, refletia a união Estado- Igreja vigente naquela época. A afirmação do cristianismo católico era, assim, o modo pelo qual Portugal assegurava sua hegemonia sobre o território da América.

Sincretismo pioneiro
Veja quando outras religiões ganharam seus primeiros prédios

Sinagoga número 1
A primeira sinagoga da América foi fundada em Pernambuco por judeus de origem ibérica, que haviam fugido para a Holanda para escapar da perseguição da Igreja. A sinagoga Kahal Zur Israel foi concluída em 1641, após os holandeses chegarem em Pernambuco. Hoje, abriga o Arquivo Histórico Judaico de Pernambuco. “A presença judaica influenciou a linguagem, os costumes e a tradição familiar recifense”, diz Tânia Neumann Kaufman, diretora da instituição.

O primeiro Terreiro
O terreiro de candomblé mais antigo do país é o da Casa Branca, no bairro do Rio Vermelho, em Salvador, Bahia. Segundo Areelson Chagas, presidente da Sociedade São Jorge, que mantém o local, ele foi fundado em 1780, nos fundos da Igreja da Barroquinha, no bairro de mesmo nome, e transferido para o Rio Vermelho em 1830. Ser meio escondido era uma estratégia para proteger o culto tão perseguido pelas autoridades. Na Casa Branca, também chamada Ilê Axé Yanassôká, o culto tem origem no Benin, na África.

Mesquita só no século 20
O islamismo chegou ao Brasil com os primeiros escravos africanos, no século 16 foi logo reprimido pela Igreja Católica. Só em 1920 os imigrantes sírios e libaneses começaram a construção de uma mesquita, a Brasil, no centro de São Paulo, inaugurada em 1955 pela Sociedade Beneficente Muçulmana. De acordo com Nazih Said Saadi, presidente do templo, cerca de 5 mil fiéis frequentam o local, nos dias de hoje.

Aventuras na História n° 042

Nenhum comentário:

Postar um comentário