Pré-natal obrigatório
Ultra-som é a principal arma para o acompanhamento médico do feto.
Exame: Primeiro ultra-som
Tempo de gravidez: 6 a 8 semanas
Para que serve: Permite que se veja o número de bebês, revelando se a mãe terá gêmeos, por exemplo. Possibilita ainda verificar se o feto está localizado corretamente dentro do útero e qual é o tempo exato de gravidez.
Exame: Translucência nucal
Tempo de gravidez: 10 a 14 semanas
Para que serve: Feito a partir de imagens de ultra-som, detecta riscos de má-formação por causa de alterações cromossômicas. Pode-se identificar possíveis problemas a partir da observação minuciosa da região da nuca do feto.
Exame: Doppler do ducto venoso
Tempo de gravidez: 10 a 14 semanas
Para que serve: Também verifica, com mais precisão, riscos de má-formação. O doppler é um ultra-som sofisticado, que analisa o ducto venoso, um vaso sanguíneo do feto. Alterações cardíacas ali podem sinalizar problemas congênitos.
Exame: Segundo ultra-som
Tempo de gravidez: 20 a 24 semanas
Para que serve: É possível avaliar a formação dos órgãos e dos membros do bebê, acompanhando seu crescimento. Os pais que quiserem também já podem conhecer o sexo da criança neste ultra-som.
Exame: Terceiro ultra-som
Tempo de gravidez: 34 a 36 semanas
Para que serve: Confere se a posição da criança permanece em ordem. Também verifica o peso do bebê e a evolução do seu desenvolvimento, além de se avaliarem as condições da placenta e do líquido amniótico (que envolve o feto).
Exame: Cardiotocografia anteparto
Tempo de gravidez: a partir de 36 semanas
Para que serve: Também é um tipo de ultra-som. Um sensor, que funciona como um superestetoscópio, capta os batimentos cardíacos do bebê e as contrações do útero, conferindo se tudo está em ordem a poucas semanas do parto.
Revista Mundo Estranho Edição 14/ 2003
Nenhum comentário:
Postar um comentário