Hoje, o concorrido evento reúne cerca de 1 500 atletas de 50 países e deu origem a outras competições. A mais radical é o Deca-Triatlo Duplo, que equivale a 20 vezes a distância do Ironman. Em 18 dias de prova, são inacreditáveis 76 quilômetros a nado, 3 600 pedalando e 844 correndo. O único refresco a que os triatletas têm direito nessa megacompetição são intervalos para dormir e descansar. Outra opção menos desgastante é o triatlo olímpico, introduzido nos Jogos Olímpicos de Sydney, em 2000. Em geral, os campeões levam uma hora e 50 minutos para percorrer 1,5 quilômetro de natação, 40 de ciclismo e 10 de corrida. Já o triatlo curto, ideal para iniciantes, tem metade do percurso olímpico. O esporte tem regras simples para todas as modalidades - a única especificidade é a presença de fiscais para garantir que o trajeto seja respeitado.
"Fora isso, a maior diferença é que no triatlo profissional o atleta não pode ficar colado no ciclista da frente, aproveitando o vácuo, o que pode reduzir o esforço em até 70%. Nos Jogos Olímpicos e em competições amadoras, essa estratégia é permitida", diz o sociólogo Núbio de Almeida, diretor da prova Triatlo de Santos, realizada nessa cidade do litoral paulista e o único evento do circuito profissional disputado fora dos Estados Unidos.
Resistência a toda prova
No Ironman, prova mais tradicional do esporte, atletas se exercitam por até 17 horas.
1 - No início da prova, sair na frente não é o mais importante: como o Ironman é muito longo, o ideal é estudar o percurso para saber onde ganhar tempo e manter um ritmo constante para evitar o desgaste. Para suportar o triatlo havaiano, um atleta costuma treinar 40 horas por semana.
2 - Os 3 800 metros da natação geralmente acontecem em mar aberto. Durante o percurso, o competidor sai e retorna à areia da praia após contornar as duas bóias que marcam as extremidades do circuito. Para evitar trapaças, dois fiscais de caiaque verificam se ninguém está cortando caminho.
3 - É na chamada área de transição que ocorrem as trocas de roupa entre as competições de natação, ciclismo e corrida. O kit básico dos triatletas inclui bicicleta, sapatilha de ciclismo, tênis para corrida e camiseta com a numeração oficial. A rapidez é importante: o tempo de troca também conta no resultado final da prova.
4 - Nos 180 quilômetros do ciclismo, é proibido pegar carona no vácuo do competidor da frente: os ciclistas devem manter uma distância de 15 metros entre si até o momento da ultrapassagem. Quem é superado precisa esperar 20 segundos antes de reagir. Cerca de 40 fiscais circulam de moto nesse trecho.
5 - Nos 41 195 metros da corrida, os competidores não podem receber o tradicional "apoio moral" do técnico, que fica incentivando o triatleta em competições de longa distância. Cinco fiscais de moto verificam se os competidores estão respeitando as regras.
6 - Os atletas de ponta atingem o ponto de chegada do Ironman cerca de oito horas depois do início. O tempo limite para completar a prova é de 17 horas! Para dar uma idéia do esforço, um competidor chega a gastar até 10 mil calorias e perde 2,5 litros de água. A recuperação física pode levar até quatro semanas.
Revista Mundo Estranho Edição 14/ 2003
Nenhum comentário:
Postar um comentário