1431- Aos 19 anos, Joana d’Arc é queimada viva na Praça do
Mercado Velho, em Rouen, na França, sob a acusação de heresia e feitiçaria.
Filha de camponeses, Joana começou, aos 13 anos, a ouvir vozes – que
identificava como ordens dos santos Miguel, Margarida e Catarina – para ajudar
a França contra os ingleses. Com 17 anos apenas, e já uma guerreira, ela venceu
sua primeira batalha: na Guerra dos Cem Anos, libertou a cidade de Orleans da
opressão britânica, o que culminou na coroação do rei Carlos VII na Catedral de
Reims. A ascensão de Joana, no entanto, despertou forte oposição de
conselheiros rivais. Ela acabou capturada pelos borgonheses (aliados da
Inglaterra) em 1430, vendida aos ingleses e condenada à fogueira. Em 1455, 24
anos após sua morte, uma corte eclesiástica reverteu seu veredicto de culpa, e
ela foi canonizada pela Igreja Católica exatamente no dia de sua morte, no ano
de 1920. Dia 30, em Rouen.
334 a. C.- Alexandre
Magno, rei da Macedônia e conhecido como o Grande, vence sua primeira batalha
importante, às margens do rio Granico, contra os persas do rei Darío III. Dia
1, na Ásia Menor.412- Graças à intervenção de Telêmaco, cristão que morreu tentando separar dois gladiadores, este é considerado o último dia em que aconteceram as sangrentas lutas no Coliseu. Dia 10, em Roma.
1090- Com medo de ataques, Raimundo de Borgonha, genro do rei Afonso VI, inicia a construção na Espanha das Muralhas de Ávila. Com 2 mil trabalhadores, a obra de 2 mil metros foi concluída em nove anos. Dia 3, em Ávila.
1844- De Washington, Samuel Morse enviou a mensagem “What hath God wrought!” (“Eis o que Deus realizou!”), recebida em Baltimore. Era a primeira mensagem telegrafada em Código Morse. Dia 24, em Washington.
1900- É inaugurada a primeira linha elétrica de bondes em São Paulo, ligando o Centro à Barra Funda. Os primeiros bondes da cidade surgiram em 1872 e eram puxados por burros. Com o surgimento do bonde elétrico, pela São Paulo Light, a cidade passa a ter ares de modernidade. Dia 7, em São Paulo.
1945- Dois dias após o suicídio de Adolf Hitler, Berlim é ocupada pelo Exército da União Soviética e o governo alemão admite que a capital sucumbiu. Com a assinatura da rendição incondicional do país, cinco dias depois, chegava ao fim a Segunda Guerra Mundial, deixando mais de 50 milhões de mortos e um custo de cerca de US$ 1,40 trilhão. Dia 2, em Berlim.
1994- Nelson Mandela é empossado como o primeiro presidente negro da África do Sul. Após ser condenado à prisão perpétua e cumprir 28 anos da sentença, participa das negociações para o fim do apartheid e é eleito com 62% dos votos para governar o país pelo Congresso Nacional Africano, principal organização política da maioria negra na África do Sul. Dia 10, em Johannesburgo.
Eu me lembro
Uma febre de curiosidade tomou as famílias, as casas, os grupos. Como seriam os novos bondes que andavam magicamente, sem impulso exterior? (...) Um mistério esse negócio de eletricidade. Ninguém sabia como era. Caso é que funcionava. (...) A cidade tomou um aspecto de revolução. Todos se locomoviam, procuravam ver. E os mais afoitos queriam até a temeridade de entrar no bonde, andar de bonde elétrico!
Oswald de Andrade, em Um Homem sem Profissão.
"Estava em Livorno, na Itália, para recolher material de alguns pacientes que deveriam ser repatriados. Resolvi ir a um cinema. Quando saí, os rádios, que eram proibidos, foram ligados. Os locutores bradavam: ‘La guerra in Europa é finita’. Voltei à repartição militar e comemoramos. O dia 2 de maio foi um dos mais felizes de minha vida. Nossos irmãos não seriam mais sacrificados."
Major Elza Cansação de Medeiros, enfermeira voluntária da Força Expedicionária Brasileira na Segunda Guerra Mundial.
"No dia da eleição, eu estava na casa dos meus pais em uma pequena cidade chamada Hartbeespoort. Acompanhei pela televisão o anúncio de que Mandela estava confirmado como o novo presidente. A maioria das pessoas, incluindo a mim, ficou feliz com o resultado. Ele era a pessoa certa no momento certo para a África do Sul."
Marina van der Veer, vice-cônsul do Consulado Geral da África do Sul, em São Paulo.
Aventuras na História n° 021
Nenhum comentário:
Postar um comentário