O princípio é antigo: eclusas já eram usadas pelos chineses no século VII. E eles viraram mestres no assunto, tanto que a atual construção, no rio Iang-tsé, da hidrelétrica de Três Gargantas (que será a maior do mundo) inclui uma eclusa gigantesca. Para vencer um desnível de 113 metros, os barcos subirão uma altura igual à de um prédio de 50 andares!
Carona vertical Sistema de portas e válvulas
faz a água subir - e levar junto o navio
1 - Quando o navio
entra para subir o desnível, o portão inferior e a válvula de dreno (por onde
sai a água) estão abertos. Já o portão superior e a válvula de enchimento estão
fechados.2 - Na hora da subida, o portão inferior e a válvula de dreno também são fechados. Então, basta abrir a válvula de enchimento para a água entrar. O nível da água sobe e o navio vai junto.
3 - Quando o navio está no alto, o portão é aberto e a viagem segue. Na manobra de descida acontece o contrário. O navio entra na eclusa com a água já alta. Quando ela escoa, ele desce junto.
Revista Mundo Estranho Edição 6/ 2002
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