Helena Arnoni
Lugar de homem é na cozinha, sim. Afinal, são os chefs do
sexo masculino que comandam as panelas da maioria dos restaurantes. Mas para
entrar nessa profissão não basta ser bom de garfo. "É preciso muita
dedicação, ser curioso e tentar ser criativo", diz o chef executivo do
Hotel Hilton, em São Paulo, Adauto Rodrigues. E aí, disposto a pôr a mão na
massa?
FORMAÇÃO
• Graduação e pós-graduação A graduação dura, em geral, dois anos. Há opções em São Paulo (Universidade Anhembi-Morumbi), Águas de São Pedro-SP e Campos do Jordão-SP (ambas faculdades Senac), Brasília (convênio entre a Universidade de Brasília e a escola francesa Le Cordon Bleu) e Camboriú-SC (Universidade Vale do Itajaí).
• O que se aprende
Noções básicas de cozinha, técnicas de preparo de pratos e fundamentos de economia, microbiologia, nutrição e higiene dos alimentos.
• Outros cursos
Os mais conceituados ainda são os no exterior. A mais renomada (e cara) escola de culinária do mundo é a francesa Le Cordon Bleu, em Paris - um curso de um ano custa cerca de 50 mil reais! Nos Estados Unidos, a mais antiga é a CIA (The Culinary Institute of America).
TRABALHO
Área de atuação Dá para trabalhar em restaurantes, hotéis, navios de cruzeiro e empresas que fornecem refeições para aviões e hospitais.
Dia-a-dia
Um chef cuida da cozinha, preparando pratos, indo às compras e supervisionando outros funcionários, além de criar cardápios e novas receitas.
Situação do mercado
Apesar de ser o centro gastronômico do país, o mercado em São Paulo está um pouco saturado. Hoje, trabalhar no Nordeste (em restaurantes, hotéis e resorts) é a melhor opção.
O que vale mais a pena
Não é um trabalho entediante. Você pode tanto gerenciar um restaurante como se dedicar só às criações gastronômicas.
Porque pensar duas vezes
Não há folga nos fins de semana e feriados. Além disso, a formação é cara e leva tempo para se obter um bom retorno financeiro.
REMUNERAÇÃO
• Salário inicial- Entre 600 e 800 reais• Salário possível após dez anos - Entre 8 mil e 10 mil reais para os chefs mais experientes.
Revista Mundo Estranho Edição 22/ 2003
Nenhum comentário:
Postar um comentário