Obras arquitetônicas não servem apenas como abrigo. Monumentos, estátuas, prédios e torres gigantes foram construídos por grandes civilizações da história também para mostrar poder e riqueza. Por isso, a partir dos arranha-céus da humanidade é possível contar a trajetória da cultura e também da riqueza do homem.
2545 a.C - Grande PirâmideErguida em Gizé, Egito, para ser túmulo do faraó Quéops, exigiu o trabalho de 20 mil homens. Com mais de 5 milhões de toneladas, 2,5 milhões de blocos de pedra e 147 metros de altura, foi a obra mais alta do planeta durante 4 mil anos.
279 a.C. - Farol de Alexandria
Com a crescente importância da cidade de Alexandria, fundada no Egito em 332 a.C., Ptolomeu construiu um farol para guiar as embarcações à noite. Vinte anos depois, em 279 a.C., o gigante de 124 metros de altura ficou pronto. É até hoje o farol mais alto do mundo. No topo, uma enorme fogueira era alimentada por combustível transportado por cavalos e mulas.
537 - Igreja de Hagia Sophia
No auge do Império Bizantino comandado por Justiniano, a capital Constantinopla ganhou uma impressionante obra de arte. Também conhecida como o Templo da Sagrada Sabedoria, a igreja começou a ser construída em 532. Apesar de ter apenas 55 metros, foi a mais esplendorosa feita na época, com mosaicos trabalhados e uma abóbada de 33 metros de diâmetro.
1176 - Catedral de Notre Dame
Construída a partir de 1015, no apogeu do cristianismo na Europa. Depois de ser destruída em um incêndio, foi novamente erguida em 1176, em estilo gótico, com torres com 143 metros de altura. A população financiou a obra até com seus próprios cavalos.
1889 - Torre Eiffel
Criada pelo engenheiro Gustavo Eiffel, dono de uma companhia de estruturas metálicas, foi construída em dois anos para a comemoração do centenário da Revolução Francesa. Apesar de ser projetada como um monumento provisório, a construção, com 300 metros de altura, tornou-se a maior do mundo e atraiu, só no ano de sua inauguração, mais de 2 milhões de visitantes. Pela primeira vez, a Grande Pirâmide foi ultrapassada.
1931 - Empire State
O apogeu da era dos arranha-céus ocorreu com a construção do famoso prédio de Nova York, construído em apenas um ano e 45 dias. Com 381 metros de altura (sem contar a antena), o Empire State não atraiu muito interesse no início – de tão pouca gente querendo alugar suas salas, recebeu o apelido de Empty Space Building (Edifício dos Espaços Vazios).
1973 - World Trade Center
Símbolo do poder americano, a primeira das torres gêmeas começou a ser erguida em 1966. Em 1973, as duas torres já estavam em pé, com 417 metros. Em 2001, quando foram derrubadas por um ataque terrorista, 50 mil pessoas trabalhavam ali e outras 80 mil as visitavam diariamente.
1974 - Sears Tower
Em 1966, começou em Chicago a construção do superprédio, depois de uma acirrada disputa com Nova York para decidir quem o abrigaria. O Sears Tower, que sobe até 442 metros acima do chão, possibilita ao visitante avistar, de lá de cima, e num dia de céu claro, quatro estados americanos: Illinois, Indiana, Wisconsin e Michigan.
1997 - Petronas Towers
Localizado em Kuala Lumpur, na Malásia, o prédio, com 451,9 metros de altura, custou 800 milhões de dólares e também conta com duas torres gêmeas. Exemplo da ascensão dos tigres asiáticos na economia, foi construído a partir de 1993. As torres têm 88 andares, 29 elevadores panorâmicos. Uma passarela as une a 170 metros do chão.
2003 - Taipei Financial Center
A atual maior construção do mundo está em Taiwan, a ilha capitalista ao lado da China. Com 101 andares e 508 metros de altura, foi levantada bem na área onde ocorrem 68% dos terremotos do planeta. Mas os construtores garantem que ele aguenta fortes tremores.
Revista Aventuras na História n° 014
Nenhum comentário:
Postar um comentário