quarta-feira, 25 de abril de 2012

Fevereiro na História


1848- Enquanto revoluções estouram na França, Holanda, Suíça, Espanha e nos estados italianos, uma tipografia de fundo de quintal publica 3 mil exemplares do Manifesto do Partido Comunista. Impresso em alemão sem a indicação dos autores, Karl Marx e Friederich Engels, o livro propunha que os comunistas expusessem seus ideais abertamente, e não como uma sombra que pairava sobre a Europa. Traçando a história da humanidade como a história da luta de classes, o livro estabeleceu a visão de mundo que influenciou quase todas as lutas revolucionárias do século seguinte. Dia 24, em Londres.
457- Leo I toma o poder no Império Romano do Oriente, o Império Bizantino. Apesar de Roma, a capital do Ocidente, ter sido invadida por bárbaros um ano antes, Leo conseguiu vencer godos, vândalos e ainda aumentar sua influência sobre Roma, nomeando Anthemius como imperador em 467. Dia 7, em Constantinopla, atual Istambul.

1258- Depois de sete séculos abrigando a aurora do islamismo, a cidade de Bagdá é invadida pelos mongóis, que incendeiam hospitais, mesquitas e matam mais de 10 mil moradores. Com o caminho da invasão aberto, o domínio da cidade árabe passa a ser disputado entre exércitos turcos e persas. Dia 10, no atual Iraque.
1662- Depois de um cerco de nove meses, o pirata chinês Coxinga e seus 25 mil homens tomam, a mando da dinastia Ming, a vila holandesa que dominava a ilha de Taiwan. Ele permitiu que os sobreviventes fossem embora em segurança e passou a governar a ilha. Dia 1o, em Taiwan.

1836- Liderados pelo general Santanna, 2 mil soldados mexicanos iniciam o cerco ao Álamo, o forte do Texas defendido por 200 americanos que queriam a independência do estado. Um dos ícones de heroísmo americano, a resistência dura 13 dias e termina com a execução dos últimos sete guerrilheiros. Dia 23, em San Antonio.
Eu me lembro
"A quem era útil este sacrifício, e qual era o resultado de aumentar o número de vítimas? A morte uniu amigos e inimigos em um mesmo ponto. Uma fúnebre chama transformou em cinzas, em poucas horas, aqueles homens há pouco tão nervosos, que cegos de furor sacrificavam suas vidas e encontraram seu término na luta."
José Enrique de la Peña, oficial do exército mexicano que participou da Guerra do Texas e relatou o episódio em seu diário.

1862- O comerciante de vinhos Don Facundo Bacardi Masso funda a mais famosa fábrica de rum da atualidade. Para aumentar a qualidade da bebida, considerada então um drinque de piratas e de tavernas miseráveis, ele passou a filtrá-la através do carvão vegetal e envelhecê-la em barris de carvalho. Dia 4 de fevereiro, em Santiago, Cuba.
1980- Reunidas no Colégio Sion, 1200 pessoas, representando 17 estados, lançam o Manifesto de Fundação do Partido dos Trabalhadores. A proposta é resultado de dois anos de discussão entre sindicalistas, intelectuais e líderes de movimentos populares. Dia 10, em São Paulo.

Eu me lembro
"Foi um dia muito feliz. Conseguimos fazer uma aliança entre trabalhadores, a Igreja da Teologia da Libertação e pessoas de esquerda que voltavam do exílio. Instalamos a sede do partido em cima do meu escritório de advocacia. Trilhamos o caminho mais difícil, mas estamos retificando os rumos do Brasil."
Luiz Eduardo Greenhalgh, deputado federal e um dos fundadores do PT.

1987- Às 15h20 de uma terça-feira, dois trens chocam-se frontalmente na estação ferroviária de Itaquera, na zona leste de São Paulo. Uma falha na operação do sistema de transposição causou a tragédia, que deixou 53 pessoas mortas e 120 feridas. Foi o maior entre os vários acidentes de trens suburbanos da década de 80.Dia 17, em São Paulo.
Eu me lembro
"Eu estava voltando do trabalho para casa quando houve a batida. Caí em cima de algumas pessoas que estavam sentadas e desmaiei na hora. Devo ter acordado uns três minutos depois. Sentia o corpo todo coçando, por causa dos pedaços de fibra de vidro das paredes. Estava num dos vagões que foi atingido. Fui retirado do meio dos mortos pelos bombeiros. Vi gente repartida no meio. Foi horrível. Dois meses depois, entrei numa igreja para agradecer por estar vivo e me converti."
Sebastião Alves Teixeira, de 50 anos, pedreiro e frequentador da igreja Deus é Amor.

Aventuras na História n° 018

Nenhum comentário:

Postar um comentário