Ano de 1789
Eram apenas sete os prisioneiros guardados pela fortaleza que servia como prisão para os inimigos do Estado absolutista francês, desde Luís XIII (1610-1643). Mais do que a libertação dos presos, no entanto, quando os manifestantes invadiram a Bastilha em meio aos protestos populares que abalavam a cidade, eles colocaram fim a uma era. Literalmente.
A revolução que se seguiria inaugurou a Idade Contemporânea da história. “Liberdade, Igualdade e Fraternidade”e os ideais iluministas anunciados por filósofos como Voltaire e Rousseau tornaram-se lemas que motivaram os protestos contra a monarquia e a desigualdade entre as classes sociais. O movimento inspirou, ainda, a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, segundo a qual todos os homens possuem direitos naturais, inalienáveis e sagrados à liberdade, à propriedade, à segurança e à resistência à opressão. Dia 14, em Paris.
Ano 64 d.C
Tem início um grande incêndio em Roma, que durou nove dias e arrasou a capital do Império. Os motivos da tragédia nunca foram esclarecidos, mas o imperador Nero é, geralmente, acusado de tê-la provocado para “limpar” a cidade e, assim, poder reconstruí-la à sua maneira. Dia 19, em Roma.
Ano 711 d.C
O último rei visigodo da Espanha, Rodrigo, é derrotado pelos muçulmanos sob a liderança de Tarik ibn Ziyad na batalha de Guadalete. Dia 1º, próximo a Cadiz.
Ano de 1054
O representante do papa Leão IX entrega a bula de excomunhão do patriarca de Constantinopla. É a oficialização da ruptura entre as igrejas católicas romana e ortodoxa, que já durava séculos. Dia 16, em Constantinopla (atual Istambul).
Ano de 1187
Saladino, sultão do Egito e da Síria, derrota os cruzados perto do Mar da Galiléia, na Batalha de Hattin. Dali, partiria para reconquistar Jerusalém. Dia 3, em Tiberíades (atual Israel).
Ano de 1709
O exército russo de Pedro I derrota a armada de Carlos XII, colocando fim à hegemonia sueca na região do Mar Báltico. A Rússia, enfim, conquistava uma fronteira marítima na Europa. Dia 8, em Poltava (atual Ucrânia).
Ano de 1867
As províncias do Alto e do Baixo Canadá, e as províncias marítimas da Nova Escócia, de Novo Brunswick e da Ilha do Príncipe Eduardo, unem-se na confederação do Domínio do Canadá. A data tornou-se o Dia Nacional do Canadá. Dia 1º, no Baixo Canadá (atual Quebec).
Ano de 1969
O astronauta americano Neil Armstrong, comandante do módulo lunar Apolo 11, é o primeiro homem a desembarcar em solo extraterrestre. Dia 20, no Mar da Tranqüilidade, na Lua.
Nasceram...
João Calvino (1509 -1564) Um dos líderes da reforma protestante na Europa, defendia que a igreja regulasse a vida dos cidadãos. Dia 10, em Noyon, França.
Simon Bolívar (1783-1830)
Militar e estadista venezuelano, liderou os movimentos que promoveram a independência da Venezuela, Colômbia, Equador, Peru e Bolívia. Dia 24, em Caracas.
Santos Dumont (1873-1932)
Inventor brasileiro, um dos precursores do transporte aéreo no mundo. Realizou o primeiro vôo motorizado na Europa, a bordo de seu 14 Bis. Dia 20, em Palmira, Minas Gerais.
Morreu
Eva Perón (1919-1952)
Ex-atriz, tornou-se esposa do ditador argentino Juan Péron. Carismática, defendia causas sociais e a maior participação das mulheres na política. Evita, como era chamada, morreu de leucemia. Dia 26, em Buenos Aires.
Nenhum comentário:
Postar um comentário