quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Julho na História

Ano de 1789
Eram apenas sete os prisioneiros guardados pela fortaleza que servia como prisão para os inimigos do Estado absolutista francês, desde Luís XIII (1610-1643). Mais do que a libertação dos presos, no entanto, quando os manifestantes invadiram a Bastilha em meio aos protestos populares que abalavam a cidade, eles colocaram fim a uma era. Literalmente.
A revolução que se seguiria inaugurou a Idade Contemporânea da história. “Liberdade, Igualdade e Fraternidade”e os ideais iluministas anunciados por filósofos como Voltaire e Rousseau tornaram-se lemas que motivaram os protestos contra a monarquia e a desigualdade entre as classes sociais. O movimento inspirou, ainda, a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, segundo a qual todos os homens possuem direitos naturais, inalienáveis e sagrados à liberdade, à propriedade, à segurança e à resistência à opressão. Dia 14, em Paris.
Ano  64 d.C
Tem início um grande incêndio em Roma, que durou nove dias e arrasou a capital do Império. Os motivos da tragédia nunca foram esclarecidos, mas o imperador Nero é, geralmente, acusado de tê-la provocado para “limpar” a cidade e, assim, poder reconstruí-la à sua maneira. Dia 19, em Roma.
Ano  711 d.C
O último rei visigodo da Espanha, Rodrigo, é derrotado pelos muçulmanos sob a liderança de Tarik ibn Ziyad na batalha de Guadalete. Dia 1º, próximo a Cadiz.
Ano de 1054
O representante do papa Leão IX entrega a bula de excomunhão do patriarca de Constantinopla. É a oficialização da ruptura entre as igrejas católicas romana e ortodoxa, que já durava séculos. Dia 16, em Constantinopla (atual Istambul).
Ano de 1187
Saladino, sultão do Egito e da Síria, derrota os cruzados perto do Mar da Galiléia, na Batalha de Hattin. Dali, partiria para reconquistar Jerusalém. Dia 3, em Tiberíades (atual Israel).
Ano de 1709
O exército russo de Pedro I derrota a armada de Carlos XII, colocando fim à hegemonia sueca na região do Mar Báltico. A Rússia, enfim, conquistava uma fronteira marítima na Europa. Dia 8, em Poltava (atual Ucrânia).
Ano de 1867
As províncias do Alto e do Baixo Canadá, e as províncias marítimas da Nova Escócia, de Novo Brunswick e da Ilha do Príncipe Eduardo, unem-se na confederação do Domínio do Canadá. A data tornou-se o Dia Nacional do Canadá. Dia 1º, no Baixo Canadá (atual Quebec).
Ano de 1969
O astronauta americano Neil Armstrong, comandante do módulo lunar Apolo 11, é o primeiro homem a desembarcar em solo extraterrestre. Dia 20, no Mar da Tranqüilidade, na Lua.
Nasceram...
João Calvino (1509 -1564) Um dos líderes da reforma protestante na Europa, defendia que a igreja regulasse a vida dos cidadãos. Dia 10, em Noyon, França.
Simon Bolívar (1783-1830)
Militar e estadista venezuelano, liderou os movimentos que promoveram a independência da Venezuela, Colômbia, Equador, Peru e Bolívia. Dia 24, em Caracas.
Santos Dumont (1873-1932)
Inventor brasileiro, um dos precursores do transporte aéreo no mundo. Realizou o primeiro vôo motorizado na Europa, a bordo de seu 14 Bis. Dia 20, em Palmira, Minas Gerais.
Morreu
Eva Perón (1919-1952)
Ex-atriz, tornou-se esposa do ditador argentino Juan Péron. Carismática, defendia causas sociais e a maior participação das mulheres na política. Evita, como era chamada, morreu de leucemia. Dia 26, em Buenos Aires.





Nenhum comentário:

Postar um comentário