O senso comum diria que basta pegar uma borracha e prensá-la
de acordo com o tamanho de roda que a gente quer, certo?
Hoje em dia, a coisa é mais complicada. Primeiro, porque um
pneu moderno leva um tipo especial de borracha - uma mistura de borracha natural,
borracha sintética e o chamado "negro de fumo", um derivado do
petróleo usado para deixar a mistura bem resistente. Segundo, porque a lista de
ingredientes do pneu inclui camadas de poliéster, náilon e até aço.Juntando essas substâncias com a borracha especial, os fabricantes conseguem produzir seis componentes diferentes, que serão usados para compor cada uma das partes do pneu. Cada uma dessas partes é fabricada separadamente. Para juntar tudo, as indústrias usam tambores e prensas - o resultado desse processo é um barrilzinho de borracha, que os técnicos chamam de "pneu verde". Para "amadurecer" e virar um pneu de verdade, ele ainda precisa passar pela chamada vulcanização.
Nessa última fase, a peça é prensada novamente, dessa vez a uma temperatura superior a 200 ºC. Aí sim, Xuxa, o pneu é moldado conforme o gosto do freguês. E olha que não faltam opções: só para dar uma idéia, apenas em uma grande fábrica na região do ABC paulista são fabricados mais de 300 modelos de pneu!
Reinventando a roda
Modelos comuns são compostos por seis partes diferentes.
PAREDE LATERAL
Feitas de borracha, elas são o elemento de ligação entre a
roda do carro e a parte do pneu que encosta na estrada.
LONA DE CORPO
É a camada que faz o pneu suportar o peso da carroceria do
carro. Para aguentar o tranco, ela é feita de uma mistura elástica, com
borracha, poliéster e náilon.
LONA ESTABILIZADORA
Como o próprio nome indica, essa camada ajuda a dar
estabilidade ao pneu. Ela leva pequenas placas de fios de aço, cortadas em
ângulos específicos para evitar derrapadas.
CAPA DE RODAGEM
É a parte do pneu que entra em contato com o solo. Formada
por três tipos de borracha com diferentes composições, a capa de rodagem
garante a tração do carro e a durabilidade do pneu.
TALÕES
São aros de aço envolvidos por uma camada de borracha. É a
parte do pneu que entra em contato com a roda do carro.
ESTANQUE
É a parte interna do pneu. Formada por várias camadas de
borracha, ela impede a saída do ar e a perda de pressão do pneu, dispensando as
antigas câmaras.
Revista Mundo Estranho Edição 32/ 2004
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