sexta-feira, 19 de julho de 2013

O que significa cada cor de bandeira na F-1?

Artur Louback Lopes

Existem dez bandeiras na Fórmula 1. A mais conhecida é a quadriculada, usada em todas as corridas para decretar o final da prova. Das outras nove, a maioria serve para evitar acidentes - aliás, foi para isso que as bandeiras apareceram. As primeiras foram a vermelha (pare) e a amarela (atenção), que ganharam as pistas em 1899. Quando a Fórmula 1 foi criada, em 1950, a sinalização já era bem parecida com a atual - as únicas novidades foram a preta e branca e a preta com círculo laranja, criadas em 1985. Até a década de 70, a largada também era dada por uma bandeira com as cores do país-sede, mas, com a invenção das luzes de largada, ela foi aposentada. Hoje, em apenas uma prova há mais de 150 fiscais de pista - como são conhecidos os "bandeiras". Em geral, são voluntários que fazem um "plano de carreira" até chegar à Fórmula 1. Começam a "bandeirar" em provas de kart e passam por categorias intermediárias, como a Fórmula 3. Portanto, se você quiser trabalhar no GP Brasil, não pense na prova que acontece no próximo dia 24. Comece pelas modalidades menos concorridas, ganhe experiência e fique de olho no GP de 2010 - ou, quem sabe, até um pouco mais.
Arco-íris da velocidade

Quem desrespeita a sinalização perde pontos no campeonato e paga multas salgadas.
AMARELA E VERMELHA

Informa que alguns trechos da pista têm água ou óleo e, portanto, estão escorregadios. Quando começa a chover, o fiscal segura a bandeira com uma das mãos e aponta a outra para o céu. Nesse caso, a equipe se prepara para trocar os pneus lisos pelos com ranhuras, conhecidos como "biscoito".
BRANCA

Faz par com a azul, indicando a um piloto mais rápido a presença de um mais lento à frente. Quando é agitada, informa que a lentidão pode estar obstruindo o caminho. Nem precisa dizer que quem está mais acostumado a vê-la é o heptacampeão Michael Schumacher...
QUADRICULADA

Encerra a corrida ou a sessão de treinos. O primeiro a vê-la é o campeão da prova. Quer dizer, o correto é que isso aconteça, mas não foi o que ocorreu no GP Brasil de 2002. Na ocasião, a quadriculada estava nas mãos de Pelé. Só que o "rei" emendou um papo com o diretor da prova e esqueceu de agitar a bandeira para o vencedor, o alemão Michael Schumacher.
AMARELA

Perigo na pista. Normalmente, é mostrada quando há um carro acidentado no caminho. O piloto é obrigado a reduzir a velocidade e as ultrapassagens ficam proibidas. Às vezes, um fiscal agita duas bandeiras amarelas ao mesmo tempo. Nesse caso, a pista está obstruída e o piloto tem que se preparar para parar o carro.
AZUL

É a mais usada nas pistas: ela indica que um carro mais rápido se aproxima e, portanto, a ultrapassagem deve ser facilitada. Quem desrespeita essa orientação costuma ser punido com uma parada de dez segundos nos boxes.
VERDE

Suspende o efeito da amarela, indicando a volta à normalidade e reautorizando as ultrapassagens. A bandeira verde produz uma espécie de relargada, já que, com a pista obstruída, os carros voltam a ficar emparelhados. No GP dos Estados Unidos deste ano, o nosso Rubinho Barichello perdeu a liderança para Schumacher assim que surgiu a bandeira verde.
VERMELHA

Paralisa a prova ou o treino após um acidente. Todos os pilotos retornam aos boxes e aguardam uma decisão da direção da prova. No GP Brasil do ano passado, a bandeira vermelha foi agitada após um grave acidente do espanhol Fernando Alonso. Decidiu-se pelo encerramento da prova quando ainda faltavam 17 voltas para o final.
PRETA

Obriga o piloto que cometeu alguma infração a entrar nos boxes na volta seguinte. Normalmente, resulta em desclassificação. É mostrada junto com o número do carro do infrator. O colombiano Juan Pablo Montoya, por exemplo, foi desclassificado do GP dos Estados Unidos deste ano por ter abandonado seu Williams quebrado no grid de largada.
PRETA COM CÍRCULO LARANJA

Avisa a um piloto que seu carro tem problemas mecânicos. Também é mostrada com uma placa que indica o número do carro e obriga a parada nos boxes para a realização do conserto. É a mais incomum, já que o piloto e a equipe costumam perceber os problemas antes dos fiscais.
PRETA E BRANCA

Indica conduta antidesportiva (uma fechada arriscada, por exemplo) e, assim como as outras duas pretas, vem junto com o número do infrator. Da primeira vez, o piloto não é punido e pode continuar normalmente na prova. Mas, se repetir a barbeiragem, recebe a bandeira preta e vai direto para o chuveiro.
Revista Mundo Estranho Edição 32/ 2004

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