quinta-feira, 18 de julho de 2013

Livros Super Importantes

Sugestões : da vida pública na Roma antiga à oportuna discussão sobre o meio ambiente.

ASTRONOMIA
O despertar na Via Láctea, Timothy Ferris, Editora Campus, Rio de Janeiro, 1990

Numa viagem pelo tempo, o autor analisa a evolução dos conceitos filosóficos que culminaram na concepção atual do Universo, reconstituindo a história da Astronomia.
BIOLOGIA

Microcosmos, Lynn Margulis e Dorion Sagan, Edições 70, Lisboa, 1990
Segundo os autores, as formas mais desenvolvidas e bem-sucedidas de vida na Terra são os microorganismo, muito bem adaptados, após 4 bilhões de anos de evolução.

O espinho na estrela do mar, Robert Desowitz, Edições 70, Lisboa, 1990
As origens da Imunologia, sua evolução neste século e a influência que fatores como a alimentação e o fumo, entre outros, têm sobre o sistema de defesa do organismo.

Piratas da célula, Andrew Scott, Edições 70, Lisboa, 1987
Os vírus não dão nada e roubam tudo que podem das células dos seres vivos. O autor apresenta algumas teorias sobre a origem dos vírus e relata experiências que a Engenharia Molecular vem fazendo para torná-los úteis.

O polegar do panda, Stephen Jay Gould, Livraria Martins Fontes, São Paulo, 1989
A partir do estudo do sexto dedo dos ursos-pandas, o autor explica como os organismos desses animais se adaptaram às necessidades da sobrevivência e constrói uma teoria sobre sua evolução.

BOTÂNICA
O naturalista amador, Gerald e Lee Durrell, Livraria Martins Fontes, São Paulo, 1989

A intenção é orientar os interessados em se tornar naturalistas. Por isso, os autores escreveram um guia que conduz os candidatos aos caminhos da natureza, começando pelo jardim de sua própria casa.
ECOLOGIA

O fim da natureza, Bill Mckibben, Editora Nova Fronteira, Rio de Janeiro, 1990
A noção de natureza, entendida pelo autor como um conjunto de idéias que os homens têm sobre o mundo e o lugar que nele ocupam, está morrendo. A partir desse tema, o autor analisa o desastre ambiental que está devastando o planeta e faz um alerta sobre suas consequências.

S.O.S. Planeta Terra, José Goldemberg, Editora Brasiliense, São Paulo, 1990
De forma didática, o autor, físico e atual secretário da Ciência e Tecnologia do governo federal, explica o que é o efeito estufa, suas consequências para a vida do planeta e como os homens podem agir para enfrentá-lo.

Gaia, James Lovelock, Edições 70, Lisboa, 1989
A Terra é um organismo vivo, cujos componentes funcionam de forma integrada em relação aos demais e ao todo. A essa integração entre meio ambiente e organismos vivos, Lovelock chamou Hipótese Gaia.

História da ecologia, Pascal Acot, Ediotra Campus, Rio de Janeiro, 1990
A idéia é mostrar que não se pode separar a Ecologia – ciência nascida na metade do século XIX, que estuda as relações entre os seres vivos e o ambiente – de uma reflexão sobre a natureza do homem.

FÍSICA
O sonho de Einstein, Barry Parker, Edições 70, Lisboa, 1988

Descrições das etapas pelas quais passou a busca de uma teoria capaz de explicar de forma unificada a ação de forças que governam o Universo.
O que é uma lei física, Richard Feynman, Gradiva, Lisboa, 1989

Quem quiser ter uma idéia dos métodos que os físicos usam para decifrar o mundo vai encontrar neste livro uma aula enxuta e densa, dada por um professor irreverente e informal.
HISTÓRIA

O processo civilizador, Norbert Elias, Jorge Zohar Editor, Rio de Janeiro, 1990
O uso de garfo às refeições é um hábito que surgiu apenas no fim da Idade Média. Por meio da análise da mudança dos pequenos costumes, da época medieval para a moderna, o autor estuda as transformações ocorridas nas sociedades européias.

História da vida privada, do Império Romano ao ano mil, George Duby e Philippe Ariès, Companhia das Letras, São Paulo, 1990
Na Roma Antiga, vida pública e vida privada não se diferenciavam. Os autores mostram que a autonomia individual e o direito que cada um tem de decidir a própria vida é criação recente. Não existiu nem na Antiguidade pagã, nem no cristianismo.

Declínio e queda do império romano, Edward Gibbon, Companhia das Letras, São Paulo, 1989
Análise das causas da destruição do maior império da Antiguidade e um resumo de sua história desde a época dos Antoninos, no século II, à tomada de Constantinopla, em 1453, neste livro considerado um clássico sobre o tema.

Leonardo da Vinci, 1452-1519, Serge Bramly, Imago Editora, Rio de Janeiro, 1989
Biografia do grande mestre italiano da pintura e escultura Leonardo da Vinci, construída a partir de textos da época, principalmente manuscritos deixados por ele. Trata-se também de um belo painel da vida nas grandes cidades italianas renascentistas.

A experiência burguesa – da rainha Vitória a Freud, volume 2, A paixão terna, Peter Gay, Companhia das Letras, São Paulo, 1990
Segundo de uma coleção de cinco volumes, este livro estuda o comportamento sexual dominante das classes ricas européias e americanas, na época vitoriana, durante o século XIX.

Revista Super Interessante n° 039

Nenhum comentário:

Postar um comentário