Roupa foi usada pela atriz para cantar.
Dezenove de maio de 1962. A festa organizada no famoso
ginásio Madison Square Garden, em Nova York, era para comemorar o aniversário
de 45 anos do então presidente dos Estados Unidos, John F. Kennedy. Durante
cerca de dois minutos, porém, as atenções se voltaram para uma loira
estonteante, com os lábios flamejando com um batom vermelho. Era Marilyn
Monroe, que, no auge de sua carreira, subiu ao palco para cantar um sensual
“Parabéns a Você” dedicado ao aniversariante.Enquanto os homens babavam e as mulheres invejavam, Marilyn brilhava, literalmente. A loira trajava um vestido cor da pele colado ao corpo, enxuto para os seus já 36 anos, criado pelo estilista francês Jean Louis. Detalhe especial da vestimenta: cerca de 6 mil pedras de cristal Swarovski.
O episódio tornou-se famoso. Não apenas pela aparência deslumbrante da atriz, como também porque foi sua última grande aparição em público. Marilyn morreria menos de três meses depois. Fofocas também ajudaram a dar difusão ao fato. Existiam persistentes rumores de que Kennedy e Marilyn teriam tido um caso.
Quando a atriz morreu, o famoso vestido foi deixado de herança, junto com outros objetos pessoais, para o diretor Lee Strasberg, seu conselheiro artístico e o proprietário da escola de atores em que ela estudava. Após a morte de Lee, em 1982, sua viúva, Anna Strasberg, tornou-se a proprietária do vestido. Ela ficou com ele por 17 anos, até que resolveu vendê-lo junto com os outros pertences de Monroe.
Assim, em 1999, o vestido foi arrematado na sede da empresa Christie’s, em Nova York, pelos comerciantes Robert Schagrin e Peter Siegel, donos da loja Gotta Have It Collectibles. O valor? Um milhão e 267 mil dólares, a maior quantia já paga pela vestimenta de uma celebridade. Antes do vestido de Marilyn, o recorde era de um vestido usado pela princesa Diana na Casa Branca em 1985, vendido por 225500 dólares. Robert Schagrin e Peter Siegel, no entanto, acreditam que realizaram um ótimo negócio. Logo após o leilão, declararam que tinham realizado a “barganha do século”. Para eles, o vestido valia pelo menos 3 milhões de dólares.
Aventuras na História n° 048
Nenhum comentário:
Postar um comentário