sexta-feira, 25 de março de 2011

Escavações encontram um palácio real do século 11, no Vietnã

por Julia Moioli
Durante as obras para a construção da nova sede do Parlamento, na capital Hanói, operários vietnamitas encontraram um tesouro: as ruínas de um palácio com aproximadamente 62 metros de comprimento e 27 de largura. “É um achado inestimável. O edifício é o maior do gênero descoberto no país até hoje”, diz o historiador Phan Huy Le, do departamento do patrimônio histórico e cultural do país. Segundo ele, a construção pertencia ao conjunto de prédios que formavam a cidade real de Thang Long, datada do século 11, cujos vestígios foram encontrados em 2001, a menos de 2 quilômetros dali.
A cidade de Thang Long era o centro do poder político nacional e foi construída pelo rei Ly Thai To, que transferiu a capital do território que hoje constitui o Vietnã (e antigamente era o estado de Daiu Viet) de Hoa Lu para o local onde atualmente fica Hanói. “A cidade possuía ainda um sistema de drenagem bastante elaborado, com um poço de 2,5 metros de profundidade”, diz Le.
Além das ruínas, foram recuperadas milhares de peças da dinastia chinesa Tang e das vietnamitas Ly, Tran e Nguyen. “São objetos feitos de ouro, bronze, cerâmica e porcelana, entre eles jóias, espadas e representações de animais como dragões e unicórnios. No total, são mais de 400 anos de história”, afirma Le.
Outros vestígios descobertos, porém de um período mais recente, são ossadas humanas, com cerca de mil anos. Entre os esqueletos estão alguns de crianças, que, se acredita, possam ter sido queimadas em rituais religiosos.
A descoberta fez com que se interrompesse a construção do Parlamento. Segundo informações da Embaixada do Vietnã no Brasil, a obra deve ser transferida para outro lugar, a cerca de 10 quilômetros dali. As escavações, porém, vão continuar.
Aventuras na História Edição 006 Fevereiro de 2004

Nenhum comentário:

Postar um comentário