sexta-feira, 25 de março de 2011

Museu de Tecnologia de Munique

Por  Julia Moioli
Nada de obras de arte ou artefatos indígenas. O Deutsches Museum (conhecido como Museu de Tecnologia de Munique) é um paraíso para amantes de ciência. Estão no seu acervo as principais descobertas tecnológicas dos últimos 200 anos, como o primeiro automóvel (o Benz, de 1886), a primeira locomotiva elétrica (1879) e o mais antigo submarino alemão (o U1, de 1906). Inaugurado em 1925, o museu resistiu aos bombardeios durante a Segunda Guerra Mundial. Alguns itens do acervo foram danificados, mas o museu não parou de crescer.
No total, são 50 mostras permanentes sobre áreas bem distintas: cronometria, agricultura, aeronáutica, produção de energia, cerâmica, música e mineração. O museu tem, ainda, uma réplica da caverna de Altamira, na Espanha, famosa pelas pinturas da Idade da Pedra. Outro ponto alto é a exposição de astronomia, a maior do mundo, com 1100 metros quadrados e 180 objetos originais. O melhor de tudo, porém, é que a maioria das exposições é interativa. Os visitantes podem iniciar reações químicas ou demonstrar experimentos com o simples aperto de um botão.
Saiba Mais
1. ÓCULOS ESCUROS
Na década de 70, alemães e americanos uniram-se em um projeto para explorar as proximidades do Sol no espaço. Foram feitas duas investigações com sondas Hélio, uma em 1974 e outra em 1976. Essas sondas tinham a capacidade de se posicionar a até 50 milhões de quilômetros do Sol – onde estão até hoje. Mas uma terceira sonda foi construída e está no Deutsches Museum
2. SOBRE OS TRILHOS
O museu abriga os originais de alguns dos trens mais famosos de todos os tempos, como a primeira locomotiva elétrica, a mãe de todos os metrôs, de 1879, e a locomotiva a vapor S 3/6, considerada uma das mais rápidas e econômicas do século 19, capaz de puxar vagões de até 400 toneladas
3. ALQUIMISTAS
A exposição de química vai desde a Idade Média até as mais modernas descobertas da área. Entre as atrações, uma reconstrução do laboratório químico de Lavoisier e objetos usados por Otto Hahn, Lise Meitner e Fritz Strassman para descobrir a fissão nuclear em 1938
4. TEAR NUMÉRICO
Em 1804, a invenção do tear padrão pelo francês Joseph-Marie Jacquard tornou possível a produção de mais peças a custos mais baixos. Os padrões de cor eram controlados por cartões perfurados, que, em 1822, inspiraram o matemático inglês Charles Babbage a construiur uma máquina analítica precursora dos computadores
5. A DESCOBERTA DO RAIO X
Quem visita o museu encontra demonstrações e objetos relacionados às mais diversas áreas de física. Entre eles, os instrumentos e tubos originais usados por Wilhelm Conrad Röntgen para descobrir o raio X e visualizar o interior do corpo humano, aparato que rendeu ao criador o Prêmio Nobel de Física
6. ÁGUIAS DE AÇO
Considerado o primeiro avião comercial moderno, o Junkers F13, de 1919, tinha aquecimento, iluminação e cabine para passageiros. O modelo de Munique foi usado pela primeira vez pela família real do Afeganistão, em 1929, e abandonado no aeroporto de Kabul. Em 1969, foi doado pelo governo afegão ao Deutsches Museum
7. NA TELINHA
O “Aparato Experimental” de Manfred von Ardenne foi o primeiro equipamento totalmente eletrônico a transmitir imagens em movimento. A mãe de todas as TVs estreou em 21 de agosto de 1931, em Berlim. As pesquisas do cientista tiveram aplicações em áreas como rádio, televisão e medicina
8. PISANDO FUNDO
O primeiro motor a diesel, feito por Rudolph Diesel (adivinhou de onde vem o nome do combustível?), em 1897, revoluciou os motores a combustão. Depois de uma tentativa em 1893, o cientista montou um modelo três vezes mais eficiente que as máquinas a vapor. Como era muito pesado, só tinha uso fixo, mas é a base dos motores de ônibus e caminhões até hoje
9. PRÉ-COMPUTADORES
Com movimentos seqüenciais, o “Trompetista Mecânico”, de 1810, é considerado um dos antecessores das calculadoras automáticas e dos computadores. Ele está exposto em Munique ao lado das Máquinas-Enigma, usadas na Segunda Guerra para cifrar e decifrar as mensagens das forças alemãs
10. NAVEGAR É PRECISO
Construído em 1880, o pesqueiro “Maria” HF 31 foi usado por 70 anos em pescas profundas no norte da Alemanha. Incorporando sempre novas tecnologias, foi um dos primeiros barcos motorizados do mundo e tornou-se uma espécie de símbolo dos pesqueiros comerciais. É a principal peça entre tantos barcos, objetos e detalhes da vida a bordo do museu alemão .
Aventuras na História Edição 006 Fevereiro de 2004

Nenhum comentário:

Postar um comentário