Nelson Bacic Olic
Em suposta represália aos atentados sofridas por duas de suas embaixadas na África, Washington lançou, em setembro, ataques de mísseis contra dois países do mundo muçulmano Sudão e Afeganistão. Os serviços secretos americanos alegaram ter detectado, nesses países, instalações de suporte aos grupos terroristas responsáveis pelos atentados.
Osama Bin Laden estaria por trás das ações terroristas. O milionário saudita estaria usando seus vastos recursos financeiros para azucrinar a vida dos Estados Unidos em várias partes do mundo. Ainda segundo a CIA, Bin Laden estaria escondido no Afeganistão, contando com o abrigo e auxílio do Taleban .
Há muito o Afeganistão vive uma sangrenta guerra civil entre vários grupos étnicos e clânicos que pretendem assumir o controle político do país.
Encravado entre o Oriente Médio, o subcontinente indiano e a Ásia Central, o Afeganistão apresenta dois aspectos naturais notáveis: o domínio de climas áridos e semi-áridos e o caráter extremamente acidentado de seu relevo. Quase metade do território exibe altitudes que ultrapassam os 1.800 metros. Em contrapartida, apenas 10% de suas terras encontram-se em cotas inferiores a 600 metros. O país é atravessado por uma imponente cordilheira de formação geológica terciária - o Hindu Kush - que integra o sistema montanhoso do Himalaia.
As áreas de relevo acidentado funcionaram, muitas vezes, como refúgio.
Numerosas foram as comunidades étnicas e religiosas que escaparam às perseguições e tentativas de conquistas refugiando-se nas montanhas. As cordilheiras foram também focos de rebelião e resistência, sedimentando a imagem de aguerrimento dos povos montanheses. No Afeganistão, foi a partir das acidentadas regiões montanhosas do país que movimentos guerrilheiros desencadearam a encarniçada e vitoriosa resistência contra as tropas soviéticas que durante uma década, entre 1979 e 1989, ocuparam o país.
As regiões de relevo acidentado oferecem grandes dificuldades até para os exércitos mais modernos. Essas dificuldades se multiplicam em função da inclemência do tempo, especialmente nas zonas temperadas. Já nas zonas tropicais, as montanhas são muitas vezes recobertas por densa vegetação florestal, oferecendo abrigos ideais para a luta de guerrilhas. Certos movimentos guerrilheiros da América Latina - como os de Fidel Castro em Cuba ou dos sandinistas na Nicarágua expandiram-se a partir das montanhas.
A tecnologia bélica moderna não conseguiu superar totalmente as dificuldades naturais das áreas montanhosas.
Apesar de os helicópteros serem eficazes para esse tipo de luta, eles só podem aterrissar em lugares mais ou menos planos. Além disso, as turbulências e fortes correntes de ar podem afetar o bom desempenho desses aparelhos. No Afeganistão, a superioridade soviética em armamentos modernos – inclusive o uso intensivo de helicópteros não foi suficiente para desalojar os guerrilheiros escondidos nas montanhas.
Tudo indica que a suposta localização do quartel-general de Bin Laden, em meio às cordilheiras do interior do Afeganistão, representou um complicador adicional para os mísseis lançados pelos Estados Unidos, a partir de seus porta-aviões no mar da Arábia, que não tiveram sucesso em eliminar o misterioso saudita.
Boletim Mundo Ano 6 n° 6
Nenhum comentário:
Postar um comentário