Governo de Quebec realiza consulta para resolver tensões seculares; separatistas querem criar novo país.
O Canadá poderá mudar radicalmente suas feições geopolíticas, ainda este ano. Tudo depende do resultado de um plebiscito convocado para o segundo semestre de 1995, cujo objetivo é o de saber se uma de suas províncias, a do Quebec, permanecerá unida ou se transformará num novo país. Geograficamente, a província de Quebec tem cerca de 10% de seu território sobre o vale do São Lourenço e o restante sobre o verdadeiro “baú” de riquezas minerais que é o Escudo Canadense.
Nesta província, vivem mais de 7 milhões de pessoas, aproximadamente um quarto da população do país . O que distingue o Quebec das demais áreas do Canadá, do ponto de vista humano, é que mais de 80% de seus habitantes são franco-canadenses, falam o francês e se consideram descendentes dos colonos que fundaram a ‘‘Nova França’’, no século 16.
As linhas tortuosas da história fizeram com que os britânicos assumissem o controle de Quebec em 1763, logo após o fim da Guerra dos Sete Anos na Europa. Os quebecois (pronuncia-se quebecuá), como são chamados os habitantes de origem francesa da província, nunca aceitaram essa situação. Como resultado, desde o século 18 participaram de inúmeras revoltas, inicialmente contra o domínio britânico, posteriormente contra os canadenses de origem inglesa, que habitavam, principalmente, a província de Ontário.
No século 19, ocorre a unificação do Canadá, com a incorporação das províncias atlânticas (Nova Escócia e Nova Brunswick). Inicia-se, então, a expansão para o acidentado Oeste e para o gélido Norte. Em seguida, o Canadá torna-se independente e transforma-se numa federação de dez províncias e dois territórios. Continua, porém, mantendo estreitas relações com a Grã-Bretanha, na condição de participante da Comunidade Britânica das Nações.
No século 20, mais especificamente de 1944 a 1959, o governo da província de Quebec foi exercido por governos ligados ao Partido Conservador. Em 1959, as eleições foram vencidas pelo Partido Liberal, que introduziu várias reformas favoráveis aos cidadãos de origem francesa.
Apesar dessas reformas, o separatismo continuou vivo.
O principal estímulo aos sentimentos separatistas era um sistema que discriminava a maioria de origem francesa.
Dentro da província, os habitantes de língua inglesa eram considerados cidadãos ‘‘superiores”. Cerca de 75% dos empregos melhor remunerados pertenciam a essa minoria, enquanto que os franco-canadenses (50% da força de trabalho) ocupavam 80% dos empregos pior remunerados.
O desemprego era maior que em outras províncias e, apenas 15% da indústria local pertencia a franco-canadenses.
Nesse tenso contexto social foi criada, em 1963, a Frente de Libertação de Quebec (FLQ), uma organização radical que baseava suas idéias numa “luta anti colonialista no âmbito da revolta internacional contra os Estados Unidos”.
A FLQ optou pela luta armada e guerrilha urbana.
Desde então, e pelos anos seguintes, a FLQ realizou ações terroristas com atentados à bomba, assaltos à bancos e sequestros de personalidades políticas do país.
Mas não conquistou o apoio da opinião pública, que, embora simpatizasse com a idéia do ‘‘Quebec livre’’, não aceitava a adoção de métodos violentos. Depois de uma intensa ação repressiva acompanhada de negociações com o governo, a FLQ seria desmantelada, em 1970.
Talvez o maior emblema da luta separatista quebecois tenha acontecido em 1967. Naquele ano, o presidente francês Charles De Gaulle, em visita à cidade de Montreal, concluiu seu discurso com as seguintes palavras:
“Viva o Quebec livre! Viva o Canadá francês!’’ A declaração ganhava maior importante em função da estatura política de De Gaulle, um dirigente carismático e com enorme prestígio internacional. O separatismo quebecois conquistava, assim, nova amplitude.
Em 1968, foi criado o Partido Quebecois (PQ), de claras tendências separatistas. Em 1969, sob o impacto de crescentes pressões políticas, o governo central decretou o Official Language Act, tornando o francês língua oficial.
O Canadá passava a ser um país bilingue. Sete anos depois, o PQ chegava ao poder no Quebec; em 1980, convocou um plebiscito para definir o futuro da província em relação ao Canadá. Mas o PQ não apresentava um projeto político claro sobre o futuro, algo mais concreto do que o desejo de se tornar independente. Como resultado, aproximadamente 60% da população rejeitou a idéia de separação.
O resultado do plebiscito não significou, em hipótese alguma, a resolução definitiva da questão quebecois.
Ao contrário, as tentativas posteriores do governo central em criar uma “sociedade distinta” para o Quebec fracassaram, ao mesmo tempo em que se acirraram as diferenças entre as províncias, especialmente com as do oeste (Alberta e Colúmbia Britânica). O premiê da Colúmbia Britânica chegou a declarar que “existe um imenso ódio dos moradores de sua província contra aqueles que querem destruir o nosso grande país”. As províncias “ocidentais”, além disso, estão mais interessadas em aprofundar os seus laços econômicos com Estados Unidos e Bacia do Pacífico.
Quando o PQ venceu as eleições provinciais de 1994, seus líderes prometeram um novo plebiscito para definir de vez a situação política de Quebec. As esperanças dos separatistas residem no eleitorado jovem, que, cada vez mais, se identificam com o Quebec e cada vez menos com o Canadá. Os horizontes políticos do Canadá estão obscurecidos por espessas nuvens de incertezas.
CANADÁ em Números
População Absoluta : 29.362.000
Superf.. : 9.203.210 Km2
Manitoba
População Absoluta: 1.131.000
Superf.: 547.704
Saskatchewan
População Absoluta: 1.016.000
Superf. 570.113
Alberta
População Absoluta: 2.721.000
Superf.: 638.233
Colúmbia-Britânica
População Absoluta: 3.700.000
Superf.: 892.677
Territ. do Yukon
População Absoluta.: 30.000
Superf.: 531.844
Territórios do Noroeste
População Absoluta: 105.000
Superf.: 3.246.389
Terra Nova
População Absoluta: 580.000
Superf.: 371.635
Ilha do Príncipe Eduardo
População Absoluta: 135.000
Superf.: 5.660
Nova Escócia
População Absoluta: 938.000
Superf.: 52.841
Nova-Brunswick
População Absoluta: 760.000
Superf.: 71.589
Quebec
População Absoluta: 7.293.000
Superf.: 1.357.812
Ontário
População Absoluta: 10.992.000
Superf.: 916.734
nao gostei vagabundos
ResponderExcluiressa merda e um cu
Excluirseis e burros d+
Excluirvc que e burro sua gorda
ResponderExcluirvai tomar no seu cu sua sapatona
ResponderExcluirsua decona vai chupar pinto
Excluirii sapatona e vc sua pau no cuu
ResponderExcluirsua deconaah vai casar um pau pra vc subir o sua macaca vai chupar rola
ResponderExcluir