sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

O pico de Hubbert

O chamado Pico de Hubbert, ou pico do petróleo, assinala o momento em que a humanidade já não conseguiria extrair mais petróleo do que aquele obtido em períodos anteriores. Quando  isso acontecer, a economia mundial sofrerá um choque mais profundo que aqueles produzidos pelos “choques de preços” dos anos 70.
Essa teoria, desenvolvida pelo geofísico M. King Hubbert, previu com antecedência de 15 anos o pico do petróleo nos Estados Unidos, país que vem produzindo menos petróleo a cada ano desde 1970. Até aquele ano, o país produzia a maior parte do que consumia. Hoje, importa 60% do que consome, parcela que deve chegar a 70% em 2020. Já o conjunto do mundo consome mais petróleo do que descobre desde 1982.
Mas o Pico de Hubbert é o máximo histórico da extração de petróleo – e ainda não foi atingido. Segundo estimativas, o pico global do petróleo ocorrerá entre 2007 e 2020, embora alguns especialistas afirmem que o fenômeno ocorrerá somente em 2037. Em muitos países, regiões e províncias petrolíferas o pico já aconteceu, como são os casos dos Estados Unidos, do Canadá, da Venezuela, da Rússia e dos campos do Mar do Norte. Ainda não chegaram a esse estágio a Arábia Saudita, o Iraque, o Kuwait e os campos do Mar Cáspio.
Boletim Mundo n° 3 Ano 14

Nenhum comentário:

Postar um comentário