terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Novembro na História

1917
A tomada do poder pelos bolcheviques colocou fim a uma série de revoltas que convulsionaram o Império Russo, no início do século 20. A insatisfação popular com o governo do czar Nicolau II, que levou o país a duas guerras, primeiro contra os japoneses (1904-1905) e depois contra a Alemanha e seus aliados, na Primeira Guerra Mundial, chegou ao ápice em março, quando um levante popular apoiado pelo Exército tomou a capital, Petrogrado. O czar renunciou e a Rússia se tornou uma república. Os liberais e socialistas da Duma (o Parlamento russo), liderados por Alexander Kerensky, assumiram o governo, porém não conseguiram o apoio do povo. Operários, militares e camponeses se atraíram pelas propostas de reformas muito mais radicais de outro líder: Vladimir Lênin.

Exilado na Suíça desde o início dos conflitos, Lênin retornou em abril para tentar tomar o poder. Sem sucesso, tratou de consolidar sua influência nos sovietes (os conselhos de trabalhadores) e formar uma milícia. No dia 6, a Guarda Vermelha de Lênin invadiu o quartel-general do governo e, no dia seguinte, decretou-se a revolução. Seguiriam-se a estatização de indústrias e bancos e a coletivização das terras. Criava-se a primeira nação comunista. O mundo nunca mais seria o mesmo.
Dia 7, em Petrogrado, atual São Petersburgo
1095
O papa Urbano II convoca a primeira cruzada, para libertar Jerusalém e as terras santas do controle muçulmano. A Igreja promete que aqueles que participarem da excursão terão seus pecados redimidos.
Dia 26, em Roma
1519
Hernán Cortez captura Montezuma II, o último imperador asteca, e conclui a conquista do México.
Dia 8, em Tenochtitlán
1558
Elizabeth I, representante da dinastia Tudor, torna-se rainha da Inglaterra, aos 25 anos. Sob seu reinado, o país se tornará o mais poderoso do mundo.
Dia 17, em Londres
1631
Os invasores holandeses instalados incendeiam a capital da capitania de Pernambuco, para ocupar a vizinha vila de Recife, que julgam ser mais fácil de defender. Na véspera, ordenaram a evacuação da cidade.
Dia 25, em Olinda
1889
Chega ao fim o Império no Brasil, com a proclamação da República. O movimento, liderado pelo marechal Deodoro da Fonseca, foi fruto de um acordo entre as camadas urbanas, os fazendeiros paulistas e o Exército.
Dia 15, no Rio de Janeiro
1979
O presidente João Figueiredo assina a Lei da Anistia. Intelectuais exilados durante 25 anos voltariam ao Brasil. Até esta data, 800 parlamentares foram cassados e 15 mil brasileiros deixaram o país.
Dia 1º, em Brasília
Nasceram...
Marie Curie (1867-1934)
Pioneira no estudo da radioatividade, recebeu ao lado do marido, Pierre Curie, o Prêmio Nobel de Física, em1903. Foi a primeira mulher a lecionar na Universidade de Sorbonne, em Paris. Em 1911, recebeu o Nobel de Química.
Dia 8, em Varsóvia
Jawaharlal Nehru (1889-1964)
Depois de 20 anos ao lado de Gandhi na luta para libertar seu país, tornou-se, em 1947, primeiro-ministro da Índia.
Dia 14, em Allahabad
...Morreram
Zumbi (1655-1695)
Líder do Quilombo dos Palmares, povoado que abrigava escravos fugidos, destruído pelo Exército português em 1694. Conseguiu escapar, mas foi capturado e morto, um ano depois.
Dia 20, em Alagoas
Yitzhak Rabin (1922-1995)
Primeiro-ministro de Israel, negociou a paz no Oriente Médio com Yasser Arafat, líder palestino. Pelo feito, ambos receberam o Prêmio Nobel da Paz, em 1993. Foi assassinado por um israelita.
Dia 4, em Tel Aviv

Nenhum comentário:

Postar um comentário